Bancos ainda não têm previsão de retorno ao atendimento normal
Reprodução: ACidade ON
Bancos ainda não têm previsão de retorno ao atendimento normal

Um ano após terem reduzido o horário de funcionamento, as agências bancárias de Campinas e região ainda não têm previsão de retorno ao atendimento normal, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). 

O horário atual segue a Circular 3.991 do Banco Central de 19 de março de 2020, que determinou o período de atendimento ao público durante a pandemia. Em março de 2020, por causa da pandemia, os bancos tinham reduzido o horário para até as 14h. Antes o atendimento ocorria até as 16h.

Agora, pouco mais de um ano, as agências bancárias, incluindo as de Campinas e região, funcionam das 9h às 10h exclusivamente para clientes prioritários (idoso, gestantes, etc) e das 10h às 15h para o público em geral. Mas ainda há bancos que às 14h encerram suas operações. 

Questionada pelo ACidade ON Campinas sobre quando as agências retomarão ao atendimento normal, a Febraban respondeu que não há previsão. "Ainda não há previsão para a volta dos bancos aos horários anteriores à pandemia. Esse processo dependerá da evolução do cenário sanitário", disse. 

FILA

Desde que o horário foi reduzido, o ACidade ON já divulgou uma série de matérias relacionadas às filas concentradas em frente às agências. Em alguns dos casos, moradores apareciam sem máscaras e sem respeitar o distanciamento social. 


Sobre isso, a solução apresentada pela Febraban foi uma recomendação para que a população concentre, ao máximo, as atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos.

"A utilização desses canais possibilita que aqueles que precisam de serviços presenciais tenham acesso a eles sem que se formem aglomerações", disse.

Ainda segundo a Febraban, cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora das agências, de acordo com as características dos postos de atendimento e demanda por atendimento presencial. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!