GM de Campinas fará operação
Reprodução: ACidade ON
GM de Campinas fará operação "Aglomeração Zero" durante toque de recolher

A GM (Guarda Municipal de Campinas), por meio da Secretaria de Segurança Pública, anunciou nesta sexta-feira (19) que fará a partir de 19h de hoje uma operação chamada "Aglomeração Zero" contra a disseminação do coronavírus. A ação será feita aos finais de semana e tem como objetivo evitar e dispersar agrupamentos de pessoas na cidade.

De acordo com o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi Dias, a medida foi tomada diante do cenário de alerta devido a pandemia de covid-19 no momento. "Está muito claro que a aglomeração tem sido nosso foco. Temos observado, sobretudo na última semana, um aumento muito grande de aglomeração de jovens, sem qualquer distanciamento e sem máscara", disse.

De acordo com ele, haverá um reforço do patrulhamento e concentração de viaturas em locais mapeados a partir de dados estatísticos. Essas áreas foram definidas porque são as que mais originam alertas de aglomerações por meio de chamadas para a Guarda Municipal. São também as campeãs de denúncias recebidas pelo 156 e 153, e ficam nos bairros com mais casos de transmissão da covid-19.

Os locais que terão atenção especial na operação são os postos de combustíveis, adegas, frentes de bares e restaurantes, praças e vias públicas em bairros com pouca circulação de veículos.
Já a partir da próxima segunda-feira (21), pessoas flagradas pela fiscalização usando bebidas alcoólicas nestes locais durante o período do Toque de Recolher, entre 19h01 e 4h59, poderão ser multadas conforme a legislação vigente (leia mais abaixo).

"A nossa prioridade é intensificar a fiscalização de aglomerações, sejam elas em vias públicas, perto de bares e postos de combustíveis, que é onde está ocorrendo a transmissão. Precisamos da colaboração da população, principalmente dos mais jovens, que tenham consciência e não se aglomerem nestes locais, principalmente com o uso de bebida alcóolica", disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

MEDIDAS RESTRITIVAS

Hoje ainda, a Prefeitura anunciou o endurecimento das medidas de restrição contra a covid-19 em Campinas. A partir de segunda-feira (21), o comércio, restaurantes e serviços devem voltar a fechar às 19h. Com isso, o toque de recolher será das 19h às 5h. O decreto regulamentando a mudança será publicado no Diário Oficial de amanhã (19) e vale até o dia 30 de junho.



Além disso, o consumo de bebida alcoólica fica proibido com esse decreto em vias públicas e nas dependências de postos de combustível após às 19h.
Essa medida já vale a partir de sábado (19). Os moradores que foram flagrados nesta situação serão multados em 400 Ufics, o que corresponde a R$ 1.480. Caso seja reincidente, o valor dobra.

Os proprietários dos postos que não fiscalizarem o consumo de bebida no local também serão multados, mas com o valor de 800 Ufics, ou seja, cerca de R$ 3 mil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!