Campinas faz neste sábado (19) o quarto "Dia D" de vacinação contra a covid-19. A imunização acontece em 64 centros de saúde municipais, das 9h às 17h. A expectativa é vacinar 28.980 pessoas dos grupos prioritários que agendaram a imunização.
Ontem (17) as vagas da vacinação para o Dia D já tinham encerrado.
Serão vacinadas neste sábado pessoas dos grupos prioritários agendadas pelo site
www.vacina.campinas.sp.gov.br.
Vale lembrar que o cadastro da vacina continua aberto para recebimento das doses nos demais dias da semana. Veja todos grupos contemplados abaixo.
Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 1,2 mil profissionais trabalharão no sábado para atender a população e a Guarda Municipal também será mobilizada para dar apoio no transporte das doses até as unidades de vacinação. Os únicos postos que não terão a vacinação serão os centros de saúde Campina Grande, Carlos Gomes e Boa Esperança.
Você viu?
As pessoas devem evitar chegar aos locais onde estão agendadas para tomar a vacina com muita antecedência, para evitar fila de espera e aglomeração. É importante levar os documentos solicitados, como o comprovante de agendamento, de residência e de identificação pessoal, e, se for o caso, os laudos e receitas que comprovem comorbidades (doenças preexistentes).
POSSÍVEL NOVO RECORDE
Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde optou por mais uma edição do "Dia D" devido à adesão significativa da população ocorrida nas três edições anteriores, o que permitiu ao município ampliar o número de pessoas protegidas.
No primeiro "Dia D", em 22 de maio, um sábado, foram vacinadas 23.612 pessoas, até então um recorde para um único dia na cidade. A segunda edição, ocorrida na sexta-feira 4 de junho, permitiu imunizar 23.104 pessoas. Na terceira e última edição, no último sábado (12) foram aplicadas 25.518 doses de vacinas, o maior número de imunizados em um único dia
.
QUEM PODE SER VACINADO NA CIDADE ATUALMENTE?
- Pessoas com 50 anos ou mais
- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): 40 aos 49 anos
- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
- Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais
- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais
- Motoristas e cobradores de ônibus municipal
- Aeroportuários, Aeroviários e Aeronautas, com 18 anos ou mais