Campinas tem novo recorde de vacinados e ultrapassa 600 mil doses aplicadas
Reprodução: ACidade ON
Campinas tem novo recorde de vacinados e ultrapassa 600 mil doses aplicadas

A Prefeitura de Campinas vacinou 27.870 pessoas contra a covid-19 neste sábado (19) e bateu novo recorde de doses aplicadas em um só dia na cidade. O número é resultado da quarta edição do Dia D, que abriu 64 centros de saúde municipais, das 9h às 17h para fazer a imunização. 

Com o resultado de hoje, o município alcançou 100.104 doses aplicadas em quatro edições da estratégia, e ultrapassou as 600 mil doses já aplicadas na cidade. Com os dados vacinais deste sábado, 457.778 pessoas já receberam a primeira dose contra a Covid em Campinas e 169.311 a segunda dose. No total, já foram aplicadas 627.089 doses desde o início da campanha, em janeiro. 

A expectativa hoje era de vacinar 28.980 pessoas dos grupos prioritários que agendaram a imunização, mas com faltantes o número ficou abaixo do esperado. A Saúde informou que os faltosos poderão remarcar e tomar a vacina em outra data. 

Foram vacinadas neste sábado pessoas dos grupos prioritários agendadas pelo site www.vacina.campinas.sp.gov.br. Vale lembrar que o cadastro da vacina continua aberto para recebimento das doses nos demais dias da semana. 

Atualmente, a cidade vacina moradores com mais de 50 anos sem comorbidades e outros grupos incluídos no PNI (Plano Nacional de Imunização). Veja a lista com todos os grupos contemplados abaixo. 

RECORDE EM CIMA DE RECORDE 

A edição de hoje superou o último Dia D, que liderava com número de mais vacinados em um dia até então, com 25.518 doses de vacinas aplicadas no último sábado (12).

Você viu?

No primeiro "Dia D", em 22 de maio, foram vacinadas 23.612 pessoas e na segunda edição, ocorrida na sexta-feira 4 de junho, foram imunizadas 23.104 pessoas. 

FORÇA TAREFA 

Ontem (17) todas as vagas da vacinação para o Dia D deste sábado já tinham encerrado. Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 1,2 mil profissionais trabalharão no sábado para atender a população e a Guarda Municipal também foi mobilizada para dar apoio no transporte das doses até as unidades de vacinação. 

Os únicos postos que não tiveram a vacinação serão os centros de saúde Campina Grande, Carlos Gomes e Boa Esperança. 

Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde optou por mais uma edição do "Dia D" devido à adesão significativa da população ocorrida nas três edições anteriores, o que permitiu ao município ampliar o número de pessoas protegidas. 

A diretora da Secretaria de Saúde de Campinas, Deise Hadich, avaliou o Dia D como um sucesso. "Atingimos um recorde de vacinados, sem aglomeração, sem filas, sem espera, tudo com tranquilidade, as equipes de saúde com muita dedicação e excelente adesão da comunidade", disse Deise.



QUEM PODE SER VACINADO NA CIDADE ATUALMENTE?

- Pessoas com 50 anos ou mais

- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): 40 aos 49 anos

- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais

- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais

- Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais

- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais

- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais

- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais

- Motoristas e cobradores de ônibus municipal

- Aeroportuários, Aeroviários e Aeronautas, com 18 anos ou mais

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários