Operação 'Aglomeração Zero' dispersou 4,7 mil no fim de semana em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Operação 'Aglomeração Zero' dispersou 4,7 mil no fim de semana em Campinas


A Guarda Municipal dispersou ao todo 4.709 pessoas durante o primeiro final de semana da Operação Aglomeração Zero em Campinas . A ação foi realizada entre a noite de sexta-feira (19) e a manhã desta segunda (21). Além dela, as fiscalizações de rotina fecharam 33 estabelecimentos no fim de semana. 

A operação foi anunciada na última sexta-feira (18) pela Prefeitura durante o anúncio de novas restrições. Ela é coordenada pela GM e intensifica, durante o fim de semana, o reforço de patrulhamento e concentração de viaturas em todas as regiões da cidade, prioritariamente em locais mapeados a partir de dados estatísticos de onde o órgão registra maior número de denúncias recebidas pelo 156 e 153 e também nos bairros com mais casos de transmissão da Covid-19. 

Segundo a Prefeitura, a fiscalização foi intensificada em postos de combustíveis, adegas, em frente de bares e restaurantes, praças e vias públicas. De acordo com a Administração, pessoas abordadas e dispersadas pela GM estavam em grupos que se caracterizavam como aglomeração, sem respeitar o distanciamento social e algumas sem máscaras nas vias públicas.  

FECHAMENTOS

Ainda durante este final de semana, a Prefeitura de Campinas fiscalizou 463 estabelecimentos comerciais e 33 foram fechados durante as ações de fiscalização, que verificam cumprimento das regras do Plano SP de combate ao coronavírus.

Você viu?

Na noite de sábado (19), a Guarda Municipal também autuou e multou o organizador de uma festa clandestina numa chácara no Jardim Novo Sol, no distrito do Ouro Verde. 

A Guarda Municipal foi acionada por meio de uma denúncia anônima para verificar a ocorrência de aglomeração e desobediência às normas de distanciamento e de descumprimento das medidas sanitárias.  

Os agentes chegaram às 23h ao local, onde acontecia a festa com 150 pessoas sem máscaras e consumindo bebidas alcoólicas. O organizador foi multado em RS 18.943,00.



TOQUE DE RECOLHER

Vale lembrar que a partir desta segunda-feira, o Toque de Recolher passa a vigorar das 19h às 5h em Campinas . Todos os estabelecimentos comerciais devem fechar neste horário, com exceção dos serviços de emergência. O decreto foi publicado em edição extraordinária no Diário Oficial do último sábado.

O decreto também prevê que pessoas que forem flagradas consumindo bebidas alcoólicas nas vias públicas ou em postos de combustíveis serão multadas em R$ 1.515,44 (400 UFICs). Os proprietários de postos onde estiver havendo o consumo receberão multa de R$ 3.030,88 (800 UFICs). Em caso de reincidência, a multa será em dobro e o local será lacrado por 30 dias.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários