CNPEM, em Campinas, lança graduação em ciências com seleção pelo Enem
Reprodução: ACidade ON
CNPEM, em Campinas, lança graduação em ciências com seleção pelo Enem

O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), de Campinas, lançou nesta terça-feira (22) um curso de graduação em ciências e tecnologia, com a seleção por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  

O Centro, que abriga o Projeto Sirius, fará a graduação por meio da Ilum Escola de Ciência, criada para formar profissionais das áreas científicas e tecnológicas.

O processo seletivo para admissão de alunos deve se iniciar em novembro de 2021 e o início do curso está previsto para fevereiro de 2022, com 40 vagas abertas anualmente. A escola oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos.

A proposta ainda prevê imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM.


O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.

"No último ano, os alunos poderão escolher projetos específicos, em que participarão juntamente aos pesquisadores do CNPEM. As disciplinas do curso apoiarão a execução desses projetos", destaca Juliana Smetana, professora de Ciências da Vida.

De acordo com o CNPEM, o curso foi recentemente avaliado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão assessor do MEC (Ministério da Educação), e obteve nota máxima em todos os quesitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!