Exposição amplia debate sobre relação entre arte e saúde mental
Reprodução: ACidade ON
Exposição amplia debate sobre relação entre arte e saúde mental

O Instituto Pavão Cultural está disponibilizando na internet, desde segunda-feira (21) o Catálogo Digital Trama Incomum. O acesso é gratuito e já está disponível neste site .

Trama Incomum foi uma exposição de artes visuais proposta pelo Instituto Pavão Cultural e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira entre setembro e novembro de 2020 em Campinas.

A exposição contou com a curadoria da artista visual Cecília Stelini e dos arquitetos Mario Braga e Teresa Mas e a participação de mais de 40 artistas com obras produzidas nos anos de 1990, ainda no âmbito do Hospital Psiquiátrico até os dias de hoje, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Convivência (CECOs).

É um tema transversal dessa exposição, a questão da Reforma Psiquiátrica que mudou o modelo de isolamento e exclusão dos portadores de transtornos mentais dentro de instituições fechadas para o cuidado humanizado a partir do convívio social, particularmente no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, através da arte.

Realizada durante a pandemia de covid-19, a exposição foi aberta ao público com acesso gratuito por agendamento prévio. Mesmo com todos os cuidados de distanciamento social e higiene, a visitação ficou aquém da importância do acervo exposto e de todas as questões e debates que o tema da arte e da saúde mental poderiam mobilizar.

"Sendo assim, esse catálogo digital vem ampliar as informações para quem pode visitar a exposição e abrir uma nova perspectiva em arte e saúde mental para todos que não tiveram a oportunidade de visitá-la", explica Teresa Mas.



Além das obras expostas, foram realizados no ambiente da exposição em caráter virtual, sem público, alguns shows musicais e cênicos bem como rodas de conversas sobre os temas abordados. Esse material está disponível nos canais virtuais do Instituto Pavão Cultural e seus acessos descritos na página "Saiba Mais" do catálogo, bem como a indicação de bibliografia suplementar.

"Esperamos com esse trabalho manter o debate acerca do cuidado com a saúde mental através da arte sempre aberto e presente, valorizando as práticas que foram e seguem sendo criadas em nossa cidade. O material é direcionado a todos os públicos sem restrição de idade e será particularmente útil a educadores, artistas e trabalhadores da saúde mental", segundo os organizadores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!