Comércio de Campinas passa a funcionar por mais tempo a partir desta quinta-feira.
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Comércio de Campinas passa a funcionar por mais tempo a partir desta quinta-feira.

Volta a valer nesta quinta-feira (1º) em Campinas a permissão para que estabelecimentos comerciais funcionem até às 21h na cidade. A partir de hoje, o toque de recolher também volta a seguir as regras estaduais, tendo início 21h01 e se encerrando às 4h59.

Até ontem (30), por regra municipal, todos os locais deveriam fechar às 19h, horário que também tinha o início do toque de recolher . A medida mais restritiva ficou em vigor por sete dias na cidade, e foi tomada por conta da piora dos indicativos da pandemia. Nesta semana, no entanto, a Prefeitura anunciou o recuo das restrições, indicando diminuição nas internações na cidade. A retomada foi anunciada na segunda-feira (28) , e passa a valer a partir de hoje.  

A ampliação do horário de funcionamento vale para comércio, serviços e restaurantes que poderão voltar a funcionar até 21h.  As atividades estão autorizadas a funcionar com até 40% da capacidade de atendimento. O decreto que autoriza a retomada dos serviços no período noturno foi publicado ontem.

Você viu?

Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), a ampliação é possível após a Saúde indicar melhora nos indicadores da pandemia. "Tivemos uma diminuição importante, mais de 20% nesses casos sintomáticos respiratórios em Centros de Saúde", afirmou. Agora, a cada 100 testes realizados, 33 são confirmados covid. Isso permite a gente tomar algumas medidas", justificou.   

REGRAS

Segundo o decreto publicado ontem, as atividades estão autorizadas a funcionar, com até 40% da capacidade de atendimento  enquanto valer o período de fase de transição do Plano São Paulo (que atualmente vai até o dia 15 de julho).

Ainda de acordo com o texto, o toque de recolher de pessoas e veículos em vias públicas das 21h01 às 4h59 valerá durante a permanência do Município nas Fases Emergencial, Vermelha e de Transição do Plano São Paulo.

BEBIDA ALCOÓLICA

Apesar da flexibilização no horário, o consumo de bebida alcoólica continua proibido em vias públicas e nas dependências de postos de combustível após às 21h. Os moradores que foram flagrados nesta situação serão multados em 400 Ufics, o que corresponde a R$ 1.512. Caso seja reincidente, o valor dobra.

Os proprietários dos postos que não fiscalizarem o consumo de bebida no local também serão multados, mas com o valor de 800 Ufics, ou seja, cerca de R$ 3 mil.


ATIVIDADES QUE FECHAM ÀS 21H A PARTIR DE HOJE

- Comércio e serviços

- Supermercados

- Shopping centers

- Atividades religiosas

- Restaurantes e similares

- Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética

- Atividades culturais, como museus, teatros, cinemas e salas de espetáculo

- Parques públicos das 6h às 18h

- Clubes sociais

- Academias de esportes e centros de ginástica

- Cursos do setor de educação não regulada, como idiomas, informática, autoescola, dança, música e teatro

- Áreas comuns de condomínio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!