Um morador da região de Campinas conseguiu tomar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 após burlar as regras da vacinação no Brasil.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, o MP (Ministério Público) foi notificado nesta sexta-feira (2) após a fraude ser identificada no sistema de saúde.
Segundo a Administração, o morador já recebido as duas doses do imunizante contra o coronavírus em Sumaré. Em junho, ele conseguiu tomar uma terceira dose em Campinas.
O erro foi cometido pois na hora da vacinação, o sistema de notificação estava fora do ar.
Depois, quando a equipe de saúde lançou a aplicação da vacina no sistema de Campinas, houve o reconhecimento da duplicidade da imunização. Ainda segundo a Prefeitura de Campinas, o morador teve que apresentar comprovante de residência.
Apesar disso, não foi informado se ele vive em Sumaré e possui imóvel ou parentes diretos na metrópole. Vale lembrar que as vacinas aprovadas no Brasil atualmente preconizam apenas duas doses.
A única vacina permitida no país de uma dose apenas é a da Janssen, disponível a partir de segunda-feira (5) para a população vulnerável.
Segundo boletim epidemiológico divulgado hoje em Campinas, até o momento foram aplicadas 688.129 doses de vacina.
Deste número, 516.345 são as primeiras doses do imunizante. O restante (171.784) é o total de segunda dose da vacina.