Vacinação contra gripe atingiu 50% de cobertura vacinal em Campinas.
Fernanda Sunega/PMC
Vacinação contra gripe atingiu 50% de cobertura vacinal em Campinas.


Campinas encerra na próxima sexta-feira (9) a campanha de vacinação contra a gripe. Com menos de uma semana para o fim, apenas metade do público-alvo se vacinou.

Segundo dados da Saúde, até a última sexta-feira (2), 203.499 mil das 400.253 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a dose única da vacina que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza , o que representa 50,8% do público-alvo.

Em comunicado, a Prefeitura ressaltou que "é fundamental que os grupos prioritários procurem o centro de saúde mais próximo para se imunizar", e disse que imunização com a vacina contra gripe também auxilia para um diagnóstico mais preciso de covid-19, além de evitar a sobrecarga no sistema de saúde.

Você viu?

COBERTURA 

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Até o momento, o maior índice foi atingido pelas puérperas, mães com menos de 45 dias dos filhos nascidos. 

No total da cobertura vacinal até o momento, 1.188 puérperas foram imunizadas, o que corresponde a 66,1% do público-alvo. Foram também 46.603 crianças, a partir de seis meses até cinco anos completos (58,5% do total); 5.766 gestantes (52,7% do total); 30.388 trabalhadores da saúde (57,7%); 103.844 idosos (50,5%); 6.318 professores (47,4%); 117 membros ativos das Forças Armadas (4,5%) e 149 pessoas com deficiência permanente, o que corresponde somente 0,4% do público-alvo.

Também foram imunizadas 1.232 pessoas dos grupos de trabalhadores de segurança e salvamento, indígenas, caminhoneiros, adolescentes em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e trabalhadores de transporte. Não há quantidade de público-alvo destes grupos.

ONDE TOMAR

Para encontrar o posto de vacinação mais próximo de casa, as pessoas devem acessar o site (clique aqui) e colocar o endereço de onde mora. Aparecerá uma janela na tela, com informações dos centros mais próximos, horários de vacinação e se possuem ou não vacina.


As pessoas que tomaram a vacina contra a covid-19, devem aguardar 14 dias, para depois se imunizar contra a Influenza. Importante ressaltar que mesmo tomando a vacina contra covid-19, os grupos prioritários não devem deixar de tomar a da gripe.

QUEM PODE SE VACINAR

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
- Profissionais da saúde
- Gestantes
- Mulheres que tiveram bebês em até 45 dias (puérperas)
- Idosos - acima de 60 anos
- Professores das redes pública e particular
- Pessoas com comorbidades (problemas de saúde)
- Pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla)
- Caminhoneiros
- Trabalhadores portuários e de transporte coletivo
- Profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento
- Funcionários do sistema prisional
- População privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!