Unicamp reabriu leitos de UTI-Covid desativados.
Divulgação/Unicamp
Unicamp reabriu leitos de UTI-Covid desativados.


O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, em Campinas, reabre nesta segunda-feira (5), 10 leitos de UTI-Covid que estavam desativados desde o último dia 10 de junho . Agora, a unidade volta a contar com 40 leitos de UTI. Quatro pacientes que esperavam por vaga na unidade já foram encaminhados hoje cedo para os leitos reabertos. 

No mês passado os leitos tinham sido desativados devido ao cancelamento do contrato com a empresa responsável pela contratação de médicos. A empresa havia descumprido uma cláusula contratual. Com a suspensão, o hospital mantinha até então 30 leitos de UTI disponíveis. 

A partir de hoje, segundo o HC, uma nova empresa, com sede em São Paulo, assume com médicos nos 10 leitos.

As novas estruturas já aparecem no balanço de leitos do HC, mas sem pacientes. Com isso, a ocupação atualizada é de 75%, com 30 das 40 UTIs-Covid ocupadas nesta manhã. 

Você viu?

A CONTRATAÇÃO

Segundo o hospital, durante o período foram pesquisadas no mercado mais de 10 empresas, "sendo que a maioria não possuía médicos intensivistas disponíveis". 

A contratação da empresa com os médicos intensivistas foi garantida pela reitoria da Unicamp e contou com uma força tarefa integrada pela Diretoria Executiva da Área da Saúde, pela superintendência do HC e pela Fundação de Desenvolvimento da Universidade de Campinas. 


Já o custeio com contratações de profissionais de enfermagem e fisioterapia, medicamentos e insumos médico-hospitalares para UTI-Covi foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde por 90 dias. 

A reitoria da universidade informou por meio de nota que vem assegurando recursos financeiros destinados à compra de EPIs, medicamentos e insumos e materiais médico-hospitalares. O funcionamento das outras 30 estruturas de UTI independe de empresas terceirizadas porque os pacientes internados são atendidos por funcionários do próprio HC.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!