Campinas ganha Consulado do Líbano para atender 300 mil imigrantes e descendentes
Reprodução: ACidade ON
Campinas ganha Consulado do Líbano para atender 300 mil imigrantes e descendentes

Campinas ganhou ontem (5) o Consulado Honorário do Líbano. A cerimônia de inauguração contou com a presença de políticos como prefeito Dário Saadi, o ex-presidente  Michel Temer e o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia.

A unidade, localizada no bairro Cambuí, vai dar assistência a cerca de 300 mil imigrantes e descendentes libaneses que vivem na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

A intenção é promover a aproximação dos conterrâneos, facilitar processos entre os nativos e descendentes junto ao consulado geral, fomentar atividades econômicas, sociais e culturais regionais e incentivar o turismo.

O Consulado fica no Edifício Dahruj Tower, na Avenida José de Souza Campos, 1321, Cambuí. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30. Contatos podem ser feitos pelo telefone (19) 3500-5929; www.chlibano.com.br ou pelas redes sociais ch_libano .

AMPLIAR LAÇOS

De origem libanesa Dário afirmou que a instalação do consulado vai ampliar os laços com o Líbano. "Campinas tem uma colônia libanesa muito grande que faz parte do setor produtivo da cidade. A instalação do consulado honorário vai ampliar os laços com o Líbano, não só cultural e gastronômico, mas também na área comercial e de negócios", disse o prefeito.

Representando o governador João Doria, o vice-governador falou da importância de Campinas nos laços históricos com o Líbano.

Você viu?

"O consulado em Campinas reforça a relação Brasil-Líbano, construída com muita dedicação dos libaneses que migraram para cá e que fazem parte da história do estado de São Paulo e do Brasil. Além disso, há o efeito simbólico do consulado ser instalado na maior cidade do interior de São Paulo, onde a comunidade libanesa é presente, é forte, o que reforça esses laços", completou.

O ex-presidente da República, Michel Temer avaliou positivamente a instalação do consulado em Campinas. "Acho importantíssimo a embaixada ampliar os seus domínios e colocar o consulado em Campinas, ao lado do prefeito e dos vereadores, revelando a importância do município", declarou.

De acordo com o cônsul honorário, Miled El Khoury, a instalação do consulado na RMC faz parte do plano do Ministério de Relações Exteriores do Líbano em aumentar a presença de representações do país no Brasil, nas regiões de grande concentração de imigrantes e descendentes.


El khoury afirmou que o principal objetivo é estar mais próximo da comunidade de origem libanesa que vive em Campinas e na Região Metropolitana para facilitar os processos consulares.

"Essa unidade será uma extensão do consulado geral que fica em São Paulo e irá facilitar processos, encurtar caminhos e ajudar em tudo que puder ser útil para cidadãos libaneses e descendentes na região".

Entre os serviços prestados pelo Consulado Honorário estão a elaboração de procurações específicas e gerais, manifesto de embarcações, faturas comerciais, certidões de origem, renovação de passaportes e emissão de laissez passer, obtenção do formulário de aquisição de novo passaporte e registro de nascimento.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários