PF deflagra terceira fase de operação contra tráfico internacional em Viracopos
Reprodução: ACidade ON
PF deflagra terceira fase de operação contra tráfico internacional em Viracopos

A Polícia Federal de Campinas deflagrou na manhã desta terça-feira (6) uma nova operação para prender investigados envolvidos em crimes de tráfico internacional de drogas praticados no Aeroporto Internacional de Viracopos.

A operação de hoje, denominada Airline, é a terceira fase de desdobramento da Operação Overload, deflagrada em outubro do ano passado , que teve por objetivo desarticular uma organização criminosa com a prisão dos envolvidos.

São cumpridos hoje 18 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Campinas.

Além de 40 policiais federais, participam da operação 5 equipes do BAEP e Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo e uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em razão de haver entre os presos um policial militar e um policial civil. 

Segundo a PF, o nome da Operação Airline vem da então estrutura montada pela organização criminosa para manter uma logística permanente de tráfico de drogas por via área internacional.

OPERAÇÃO OVERLOAD

A operação Overload identificou uma quadrilha que estaria voltada ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, e atuava em diversos estados do Brasil. A organização também exportava grandes quantidades de cocaína para o continente europeu. 

Na ação, 32 pessoas foram presas temporariamente, por 30 dias, e foram apreendidos veículos e dinheiro no valor aproximado de 3 milhões reais. Dois suspeitos foram mortos em confrontos policiais. 

Você viu?

Segundo dados obtidos durante a investigação, a organização seria composta por brasileiros, que seriam responsáveis pelo aliciamento de funcionários aeroportuários, interferência ilícita nas operações de logística do aeroporto e lavagem de dinheiro. Entre os aliciados estavam envolvidos empregados de empresas terceirizadas, de companhia aérea, integrantes das Forças de Segurança Pública e estrangeiros em solo europeu.

Ao final do prazo de 30 dias, o pedido de prorrogação do prazo da prisão temporária apresentado pela Polícia Federal não foi acolhido pela Justiça e os presos foram postos em liberdade. 

A partir de então, a Polícia Federal passou a se dedicar a analisar os documentos e dispositivos apreendidos e representar sistematicamente pela prisão preventiva de todos os envolvidos. O primeiro desdobramento aconteceu em dezembro, na operação Ake, e o segundo em fevereiro deste ano, com a operação Lavaggio

A INVESTIGAÇÃO

Segundo a PF, a investigação atual teve início a partir da análise de documentos e informações de inteligência policial obtidos durante a operação do ano passado. 


Ao todo, foram mais de 60 exames periciais e 45 relatórios de análises de informações contidas em dispositivos e documentos apreendidos, compreendendo quase 10 mil páginas de instrução, permitiu à PF identificar existência de uma série de crimes de tráfico internacional de drogas, incluindo também o Aeroporto de Guarulhos (suspeita-se de mais de meia tonelada de drogas remetidas para a Europa). 

Entre os crimes estão ainda falsificação de documentos (etiquetas de passageiros, de cargas, aquisição fraudulenta de diplomas de ensino superior), extorsão, extorsão mediante sequestro, corrupção ativa e passiva. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!