Homem com covid-19 recebe alta após 99 dias internado em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Homem com covid-19 recebe alta após 99 dias internado em Campinas


Um paciente, de 53 anos, que ficou 99 dias internado recebeu alta do Hospital Vera Cruz, em Campinas, após enfrentar complicações causadas pela covid-19. Com a respiração comprometida, o homem foi intubado e precisou usar um aparelho que funciona como um pulmão artificial durante 60 dias.

O aparelho era o mesmo modelo utilizado no tratamento do ator Paulo Gustavo, a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). Agora, após sair do hospital e voltar para casa, a família do executivo de TI vai poder acompanhar a recuperação ao lado dele. "Agora é cuidar da parte motora para que ele possa voltar à vida normal", comemorou a esposa.  

O cirurgião cardíaco do Vera Cruz Hospital e vice-presidente da Sociedade de Circulação Extracorpórea, Gustavo Calado, explicou que nem todos os pacientes que estão em estado grave podem ser submetidos ao tratamento na máquina. "Na luta contra o coronavírus, o ECMO ainda é um tratamento novo. É necessário que o quadro de saúde seja grave, pois há riscos, e que seu organismo ainda esteja apto para ser tratado", disse.

INFECTADO

No final de março, o homem, procurou atendimento médico porque estava com sintomas de uma gripe forte. Ele fez o exame de covid-19 e testou positivo para a doença. O paciente foi orientado a fazer o isolamento em casa. Mas cinco dias depois, ele retornou ao hospital sentindo falta de ar e foi internado. Ele foi intubado e depois de oito dias de internação, seu estado de saúde piorou. A família chegou a ser chamada para se despedir do executivo.

"Parecia ser uma despedida, chamei todos da família. Na unidade, o médico me disse que ali haviam tentado de tudo, mas, que se eu autorizasse, eles iriam transferir o meu marido para o Vera Cruz Hospital, para submetê-lo ao ECMO, um tratamento até então novo na luta contra o coronavírus. Com esperanças, e vendo na mídia que o ator Paulo Gustavo fazia o mesmo tratamento, autorizei", contou a esposa do paciente.

Quando foi transferido, ele já não transmitia mais o vírus. O longo tempo no leito de um hospital gerava angústia e ansiedade na família. "Alguns dias foram bons, outros ótimos, teve dias ruins e outros péssimos. Era viver um dia de cada vez, sem saber o que me esperava ao chegar no hospital. Mas tudo passou e ele está se recuperando".


SOBRE O EQUIPAMENTO

O ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) é um equipamento de alta complexidade que funciona como um pulmão artificial fora do corpo do paciente. Um tubo é colocado nos vasos sanguíneos para que o sangue seja reoxigenado e feita a troca de gás carbônico e oxigênio. No Vera Cruz Hospital, o tratamento do ECMO não é novidade para tratar outras complicações respiratórias.

"Tratamentos relacionados ao ECMO já aconteceram no hospital, e a sobrevida dos pacientes foi de 60%. Em casos que não têm relação com a covid-19, os pacientes precisaram ficar ligados ao aparelho, em média, de 7 a 10 dias, para a reabilitação do pulmão, ou coração, outro órgão em que o ECMO é usado" , esclarece o Dr. Gustavo Calado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!