Restaurantes e bares ampliam horário de funcionamento a partir desta sexta.
Divulgação/Abrasel
Restaurantes e bares ampliam horário de funcionamento a partir desta sexta.

Comércios, restaurantes e shoppings passam a ampliar o horário de funcionamento a partir desta sexta-feira (9) em Campinas. A partir de hoje, todos os estabelecimentos estão autorizados a funcionarem até às 23h. A flexibilização foi decretada pelo governo estadual, e seguida pela Prefeitura .

A partir de hoje, o horário permitido para funcionamento passa das 21h para às 23h, e a capacidade de público em estabelecimentos é ampliada de 40% para 60%. As regras valem também para salões de beleza, academias e serviços de um modo geral.  

A partir de hoje, o toque de recolher passa a vigorar das 23h às 5h.  Apesar da flexibilização, a administração municipal reforça que cuidados devem ser mantidos, e a operação 'Aglomeração Zero' continuará a ser feita nos finais de semana, junto com as demais fiscalizações.

Segundo o prefeito Dário Saadi (Republicanos), a liberação na cidade foi possível após avaliação da situação epidemiológica feita pela secretaria Municipal de Saúde e do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) em razão também do avanço da vacinação na cidade. Mais de 55% da população adulta da cidade já foi vacinada com a primeira dose.

O DECRETO

O decreto municipal com as regras, publicado ontem , cita que no período compreendido entre os dias 9 e 31 de julho de 2021, estão autorizadas a funcionar todas as atividades de comércio e serviços regulamentadas, exceto bares, respeitando a capacidade de 60% e funcionamento entre 6h e 23h. 

Você viu?

A flexibilização de horário vale também para clubes sociais e áreas comuns de condomínios e hotéis. No caso de parques públicos, o horário de funcionamento ficou mantido das 6h às 18h. Já no caso dos clubes, academias, e áreas comuns, a autorização é somente para atividades individuais. 

Ainda segundo o decreto, as atividades religiosas e culturais em cinemas, teatros e salas de espetáculo são permitidas com público sentado, controle de acesso e distanciamento de 1,5m. 

Nos serviços de entrega (delivery) é permitido o funcionamento até o limite de horário regular do estabelecimento e retirada (drive thru) até as 23h. 


O toque de recolher em vias públicas também foi alterado, e passa a valer das 23h01 às 4h59, durante a permanência do Município nas Fases Emergencial, Vermelha e de Transição do Plano São Paulo. Vale lembrar que segundo a regra estadual, a fase de transição é mantida até agosto. 

O QUE PODE FUNCIONAR:

- comércios e serviços, inclusive galerias e estabelecimentos congêneres;
- shopping centers;
- atividades religiosas presenciais;
- restaurantes e similares, exceto bares, com atendimento do público sentado e controle de acesso;  
- salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e congêneres;
- atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos, e a realização de eventos culturais e sociais;
- parques públicos, das 6h às 18h;
- clubes sociais;
- academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica;
- cursos do setor de educação não-regulada, assim entendidos aqueles que não dependem de regulação direta pelos órgãos estatais de educação, tais como idiomas, informática, formação complementar, aulas práticas de autoescola e artes em geral, inclusive cursos de dança, música e teatro.
- áreas comuns dos condomínios e hotéis, tais como quadras de esportes, piscinas, academias e salões de festas, com controle de acesso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!