Campinas tem 41,5 pessoas na fila por moradia
Reprodução: ACidade ON
Campinas tem 41,5 pessoas na fila por moradia

Em Campinas, 41,5 mil pessoas aguardam na fila do CIM (Cadastro de Interessados em Moradia). São moradores que esperam há meses ou até mesmo há anos para realizar o sonho da casa própria. Os dados se referem até o dia 24 de junho de 2021, e foram levantados pela Prefeitura de Campinas a pedido do ACidade ON.

A Cohab-Campinas é responsável por executar políticas de habitação na metrópole, e o cadastro é obrigatório para pessoas de baixa renda que querem comprar uma moradia popular (veja como funciona abaixo).

HÁ 20 ANOS NA FILA

O Cadastro de Interessados em Moradias da Cohab foi criado em 2001, ou seja, há 20 anos. De acordo com a Prefeitura, há pessoas inscritas desde então e são chamadas de acordo com a anterioridade, desde que as informações estejam atualizadas e a renda compatível.

"Os inscritos são chamados a cada empreendimento lançado na cidade, além de convocação para aquisições de imóveis da Cohab. Mas apenas uma parcela se interessa pelas aquisições", justificou a Administração.

NÚMERO NÃO MUDA

Em novembro de 2019,  há quase dois anos atrás -, cerca de 41,7 mil pessoas aguardavam na fila. No entanto, entre 2019 e 2020, segundo a Prefeitura, 2,5 mil famílias cadastradas adquiriram moradias de empreendimentos parceiros.

Já em fevereiro deste ano, o número de inscritos no programa era de 41,3 mil pessoas. Ou seja, de quatro meses para cá, a lista sofreu variação de 200 pessoas com 41,5 mil inscritos até junho. Já de dois anos para cá, não houve variações significativas, mesmo com 2,5 mil famílias sendo atendidas.

"O cadastro é dinâmico, mas o número de inscritos não apresentou variação sensível nos últimos dois anos. Houve novas inscrições, mas também houve baixas das pessoas atendidas", informou a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação.

POR QUE A FILA NÃO ANDA?

De acordo com a Prefeitura, há vários motivos para que o número não mude e para que a fila não ande. "Há cadastrado encaminhado para cinco ou mais empreendimentos e não se interessou por nenhum", disse.

A Administração ainda elencou uma série de razões para que os cadastrados continuem na fila:

- Não querem deixar a região que residem e os imóveis ofertados ficam em outra região do município
- Não conseguem comprovar a renda declarada
- Não encontram empreendimento dentro de sua faixa de renda
- Aguardam por oferta de imóveis a preços mais acessíveis
- Preferem casas e os empreendimentos em maior número de unidades são apartamentos
- Não tem dados atualizados e não conseguem ser contatados ou não atendem às convocações da Cohab

O QUE TEM SIDO FEITO

De acordo com a Prefeitura, atualmente, as incorporadoras parceiras da Cohab disponibilizam cerca de 5 mil apartamentos de 39 a 70 metros quadrados em Campinas, com financiamento pelo Programa Casa Verde Amarela para quem tem renda familiar de até seis salários-mínimos por mês.

A parceria mais recente, segundo a Administração, disponibiliza 200 apartamentos para quem tem renda a partir de R$ 1, 6 mil por mês (um salário e meio) (Leia mais aqui).

"A Cohab Campinas está trabalhando para celebrar novos contratos de parcerias com construtoras, especificamente as que possuem empreendimentos que se enquadrem como Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS) e desta forma elevar ainda mais a oferta de imóveis populares (terrenos, casas e apartamentos)", garantiu a Administração.



COMO SE CADASTRAR

O cadastro no CIM pode ser feito, com agendamento prévio pelos telefones (19) 3119-9561, 3119-9563 ou 3119-9566, ou na sede da Cohab (Rua Prefeito Faria Lima, nº 10 Parque Itália) ou em qualquer uma das unidades do Agiliza Campinas nos distritos de Nova Aparecida Centro Comercial Três Vias (Rua João Carlos do Amaral,105 - piso superior), Ouro Verde - Shopping Spazio (Rua Rui Rodrigues, 3900 1° piso, Parque Universitário) e na sede da Subprefeitura do Campo Grande na Praça da Concórdia ( Rua Manoel Machado Pereira, 902, Parque Valença).

Há ainda a possibilidade de cadastro nos plantões das empresas parceiras, cujo endereços podem ser acessados pelo link https://www.cohabcp.com.br/empreendimentos-parceiros-da-cohab-campinas/ .

REQUISITOS

Para se cadastrar o interessado deve ser maior de 18 anos, residir ou trabalhar formalmente no município e apresentar cópias de documentos de identificação (CPF e RG), comprovantes de endereço e de renda de um a dez salários-mínimos. Quem já possui cadastro precisa apenas atualizar as informações, como renda, endereço, telefone e estado civil. A atualização pode ser feita pelo WhatsApp número (19) - 99449-0030.

Você viu?

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!