A Guarda Municipal de Campinas dispersou no feriado prolongado 5 mil pessoas em situações que se caracterizavam como aglomerações. A operação 'Aglomeração Zero' foi feita entre a noite de quinta-feira (8) e a manhã desta segunda (12). As ocorrências foram registradas em vários bairros da cidade.
Ao todo, 5.006 pessoas foram dispersadas entre o período. As equipes de fiscalização da Prefeitura vistoriaram ainda 411 estabelecimentos, destes 22 foram fechados e 5 lacrados.
Segundo a Prefeitura, o objetivo da Operação Aglomeração Zero é coibir e dispersar concentração de mais de 10 pessoas e, assim, conter a transmissão do coronavírus. A operação começou no dia 18 de junho e é realizada no período em que vigora o Toque de Recolher na cidade.
Na quinta à noite, a ação começou desde às 21h e, a partir de sexta teve início às 23h, com a entrada em vigor do decreto que permite o funcionamento de estabelecimentos por mais duas horas.
Durante a operação, a GM intensifica o patrulhamento em locais mapeados a partir de dados estatísticos de onde a guarnição registra maior número de denúncias recebidas pelo 156 e 153 e também nos bairros com mais casos de transmissão da Covid-19.