Aniversário de Campinas: confira 10 pontos turísticos e gratuitos para visitar
Reprodução: ACidade ON
Aniversário de Campinas: confira 10 pontos turísticos e gratuitos para visitar

Campinas completa 247 anos nesta quarta-feira (14) e o ACidade ON listou para você 10 pontos turísticos para visitar na cidade, mesmo em tempos de pandemia de covid-19. E o melhor: são opções para passear sem gastar dinheiro e a céu aberto.

Confira abaixo programas de lazer, cultura e gastronomia para explorar o melhor que a metrópole tem a oferecer.

1- LAGOA DO TAQUARAL - A Lagoa do Taquaral é um dos lugares mais procurados da cidade, especialmente pelos amantes de esportes. No espaço, é possível caminhar pela área verde, praticar exercícios ao ar livre, além de visitar a embarcação que é uma réplica da caravela usada por Pedro Álvares Cabral. Também é possível brincar em pedalinhos e até passear pelo parque em um antigo bonde R$ 5 por pessoa. A Lagoa está localizada na Avenida Heitor Penteado, número 1671 e funciona todos os dias, com entrada gratuita. Além disso, há diversas opções de comida para quem quiser fazer um lanche no entorno do parque. Entre as opções estão caldo de cana, pastel e lanches.

2- BOSQUE DOS JEQUITIBÁS - Outra opção para quem gosta de aproveitar a natureza e atividades ao ar livre é o Bosque dos Jequitibás que, além da área verde, possui um zoológico com animais como onças pintadas, lontras, hipopótamos, leões e tigres. O parque abre todos os dias às 6h e tem seus portões fechados às 18h (o bosque não funciona as segundas-feiras). O Bosque dos Jequitibás fica localizado na Rua Coronel Quirino, número 2, no bairro do Bosque.

3- PEDREIRA DO CHAPADÃO - A Praça Ulisses Guimarães, também conhecida popularmente como Pedreira do Chapadão, possui atrações a céu aberto como um espelho d'água com cascata, canteiros de plantas e pistas de ciclismo e caminhada. Além disso, o espaço tem quiosques, pista de skate e toda a infraestrutura necessária para aproveitar o dia com a família. O parque funciona das 7h às 18h, todos os dias.

4- PRAÇA DO COCO - No distrito de Barão Geraldo, a praça Irmã Carmela Stecchi é mais conhecida como "Praça do Coco". Ela é rodeada de plantas e árvores nativas, um quiosque com comidas saudáveis, um parquinho infantil, um palco de apresentações de teatro, música e também uma área de ginástica. O local é um ambiente agradável para todos os públicos. A praça do coco fica localizada na rua José Martins, 738, em Barão Geraldo.

5- BOSQUE DOS ITALIANOS - No Bosque dos Italianos, além do contato com uma bela vegetação, composta por árvores centenárias e nativas, é possível desfrutar de um playground com gangorra, balanço e até mesma a "casa do Tarzan". Uma ótima opção para as crianças. Para os adultos que se interessam por orquídeas, o bosque também realiza o encontro da Associação dos Orquidófilos de Campinas. Ele é feito todo terceiro domingo do mês, das 8h30 ao 12h30.

6- MATA SANTA GENEBRA - Uma das maiores áreas de preservação ambiental de Campinas, a Mata Santa Genebra disponibiliza passeios gratuitos para a população. Os visitantes poderão fazer a caminhada para o Laguinho da Sanã ou a Trilha do Jatobá. Os passeios acontecem geralmente no último domingo de cada mês, das 9h às 12h, e são monitorados. As inscrições devem ser realizadas durante a semana que antecede a data da visita pelo site da instituição (fjposantagenebra.sp.gov.br).



7- PARQUE ECOLÓGICO - Um espaço com muita natureza e também com um peso histórico em Campinas. Esse é o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, cujo projeto paisagístico é do artista plástico Roberto Burle Marx. No parque, é possível encontrar espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e outras da flora brasileira, especialmente palmeiras. O Parque Ecológico abriga também exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, entre eles, o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que integram um Museu Histórico Ambiental e o desenvolvimento de diversos programas de educação ambiental.

8- FEIRA HIPPIE DO CCC - Uma opção ideal para o fim de semana é a Feira Hippie de Campinas, que acontece na Praça Imprensa Fluminense, no Centro de Convivência, no bairro Cambuí. Lá, é possível conferir uma amostra do artesanato da cidade. São várias opções de quadros, roupas, móveis, brinquedos, bijuterias, entre outros. E se você quiser, ainda dá para almoçar por lá mesmo. A feira conta com um cardápio variado pra todos os gostos: tem yakissoba, sushi, tapioca, cachorro-quente, doces caseiros e muito mais. O local funciona das 9 até às 12h.

9- TORRE DO CASTELO - A Torre do Castelo é um convite incrível pra ver a cidade do alto. O local, que tem 27 metros de altura, foi inaugurado na década de 40 para abastecer de água os bairros da região norte. Anos depois, acabou virando um dos símbolos da cidade. De lá, o visitante tem uma vista de 360º graus da cidade, além de diversas informações sobre as regiões do município que foram pintadas nas paredes para ajudar o visitante a se localizar. O mirante, que fica na Praça 23 de Outubro, funciona todos os dias até as 17h. A entrada é gratuita.

10- MERCADÃO MUNICIPAL - O Mercado Municipal de Campinas, chamado de Mercadão, é parte viva da história da cidade e conhecido como o templo das especiarias e da gastronomia. Lá você encontra tudo para preparar aquela feijoada especial, além de peixes e frutos do mar frescos. No espaço também tem todos os tipos de tempero, além de verduras, frutas e legumes recém-colhidos, e muito mais. Se você quiser garantir o almoço por lá mesmo tem também pastelaria e lanchonetes com opções de dar água na boca, além de um bom boteco que promete a cerveja mais gelada das redondezas. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 18h30, e facultativamente aos domingos, das 7h às 12h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!