Após adiamento, mostra do 25º Campinas Decor, no Cotuca, tem data marcada
Reprodução: ACidade ON
Após adiamento, mostra do 25º Campinas Decor, no Cotuca, tem data marcada

Após ser adiada pela pandemia de covid-19, a 25ª edição do Campinas Decor, no prédio revitalizado do Cotuca, teve a data marcada nesta semana. A mostra será realizada de 3 de setembro a 2 de novembro no antigo prédio, cumprindo os protocolos de saúde contra o coronavírus.

A nova data para a realização do evento que permitirá a volta do Colégio Técnico de Campinas para o imóvel localizado na Rua Culto à Ciência foi definida oficialmente nesta semana em virtude da melhora nos indicadores da pandemia de covid-19 no município e do avanço da vacinação da população.

Pelo calendário oficial, a 25ª edição do evento teria sido realizada nos meses de maio e junho de 2020, mas em função da pandemia, havia sido adiada indefinidamente até que o momento fosse considerado seguro para estabelecer um novo período.

Com a decisão tomada em conjunto pelas diretorias da Campinas Decor e do Cotuca, as obras de preparação da mostra estão sendo retomadas.

REVITALIZAÇÃO

Fechado desde 2014 por falta de condições de uso, o prédio localizado no número 177 da Rua Culto à Ciência, na região central de Campinas, irá abrigar cerca de 60 ambientes internos e externos preparados por profissionais do setor na cidade e região, exibindo as tendências em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica e automação residencial.

O público poderá conferir diversas salas, suítes, apartamentos, lofts, banheiros e terraços, além de jardins e espaços comerciais e de uso dos visitantes.

A realização no Cotuca será possível graças a um convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), comodatária do prédio. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.  

Fachada do colégio (Foto: Divulgação)

O PRÉDIO

Construído no início do Século 20, o complexo do Edifício "Bento Quirino" foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e de 1967 a 2014 abrigou o colégio. Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiroarquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (18511928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos.

O Cotuca vem funcionando em imóvel alugado no bairro Taquaral desde agosto de 2014, devido à interdição em fevereiro do mesmo ano do prédio doado pelo abolicionista Bento Quirino dos Santos, com breve interim das atividades no campus da Unicamp em Barão Geraldo.

Graças ao convênio firmado entre Campinas Decor e Unicamp, o imóvel com área total de quase 7 mil metros quadrados foi reformado e modernizado para que as atividades estudantis possam retornar ao local após o término da mostra. No total, estima-se um investimento de R$ 12 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. As obras de recuperação do imóvel já foram concluídas e entregues oficialmente para a Unicamp em uma solenidade realizada no final de fevereiro de 2021.

MOSTRAS ANTERIORES

A próxima Campinas Decor será a nona edição da mostra a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a terceira em parceria com a Unicamp. A primeira dobradinha com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária.

O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara Centro Cultural de Inclusão e Integração Social. 


Em 2018, o evento recuperou as edificações da Fazenda Argentina, adquirida pela universidade para fins de expansão, e que após a reforma passou a ser utilizado pela universidade para a instalação do escritório de sua agência de inovação e de empresas startups.

Além dos prédios citados, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011), a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016) e em 2019, o prédio famoso por ter abrigado o antigo Colégio Ateneu, pertencente à prefeitura, que passará a ser ocupado pela Secretaria de Educação do município.

SERVIÇO

25ª Campinas Decor
Quando: de 3 de setembro a 2 de novembro de 2021
Onde: Rua Culto à Ciência, 177, Campinas 
Telefone para informações: (19) 3255-7744
www.campinasdecor.com.br

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!