Campinas ainda tem 5 mil vagas disponíveis para agendamento destinado ao 6º Dia Dde imunização contra a covid-19, que ocorre no próximo sábado (17).
Segundo a Prefeitura, das mais de 30 mil vagas disponibilizadas, 5 mil ainda estavam abertas no início da tarde desta quinta-feira (15). Podem agendar a imunização pessoas a partir de 35 anos sem doenças prévias e pessoas incluídas em outros grupos prioritários contemplados , como quem tem comorbidades, grávidas e puérperas profissionais de educação a partir de 18 anos, entre outros, com idade a partir dos 18 anos.
O agendamento para receber a vacina por ser feito no site https://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Quem tiver dificuldade, pode procurar o centro de saúde mais próximo e pedir ajuda. Além do dia D, há opções de agendamento para outras datas na semana que vem.
No sábado, 60 centros de saúde estarão abertos para atender à população agendada para a data. Só não participarão do Dia D as unidades do DIC 6, Rossin, Santos Dumont, Eulina, Carlos Gomes, Campina Grande e Boa Esperança.
Os documentos necessários para cada grupo devem ser consultados site do agendamento. É importante que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações.
COBERTURA VACINAL
A diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben, chama a atenção para o grupo entre 50 e 54 anos, que está com a cobertura abaixo do esperado. Até 13 de julho, último levantamento realizado pelo departamento, 65.907 das 74.544 pessoas nesta faixa etária haviam sido vacinadas, o que representa uma cobertura de 88,4%.
"É muito importante que as pessoas façam o agendamento e recebam a vacina. Só com um grande número de pessoas imunizadas vamos conseguir diminuir a circulação do vírus e, com isso, evitar o desenvolvimento de novas variantes", alertou.
QUEM PODE SE VACINAR NA CIDADE?
- Pessoas com 35 anos ou mais
- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): lactantes com 18 anos ou mais
- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais
- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais
- Motoristas e cobradores de ônibus municipal