Índices de Covid na Região da Campinas estão em queda, diz Seade.
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Índices de Covid na Região da Campinas estão em queda, diz Seade.

Três índices que indicam como está a pandemia de covid-19 na região de Campinas apresentaram queda na variação semanal, de acordo com dados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). Entre eles, estão os números de casos, óbitos e novas internações.

De acordo com o levantamento, o número de casos teve diminuição de 25,3%, totalizando até o momento 431 mil moradores infectados. Já a porcentagem de óbitos apresentou queda de 27,5% na variação semanal. No total, 12.588 pessoas perderam a vida para a covid-19 desde março de 2020 na região.

Já a redução no número de internações - tanto em casos suspeitos e confirmados - foi de 11,9% no período de uma semana. Segundo o Seade, foram 1,7 mil novas internações no dia. Este número já chegou a ser de 3,5 mil no auge da pandemia na região, no dia 25 de março.

Vale lembrar que março foi considerado o mês mais letal da pandemia de covid-19 em Campinas. Isso se deve, de acordo com a Prefeiutura, à introdução da nova cepa do coronavírus, a P.1, na cidade na época.

OCUPAÇÃO

Os dados do Seade indicam ainda que a taxa de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para covid na região de Campinas é de 65%. Já a da cidade de Campinas era de 88,92%.

VACINAÇÃO

Para a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi, o s índices positivos registrados na região têm ligação direta com a vacinação contra a covid.   

"Essas reduções são muito em função da vacinação, porque as medidas restritivas pouco têm sido obedecidas. Mas, não podemos ver essa redução como uma indicação de que a pandemia acabou. Tivemos momentos melhores, como em novembro de 2020, com uma transmissão menor. Mas, depois vimos o que aconteceu este ano", disse.

A médica disse ainda que é preciso ficar atento às novas variantes do coronavírus, com transmissão mais ágil. Além disso, apesar de existir um contingente de pessoas vacinadas, a maior parte ainda está sem a imunização completa. "São números que nos dão um certo alívio, mas ainda são exigidos cuidado e cautela".

A ÁREA

A área do levantamento do Seade envolve 43 cidades da região de Campinas. Além das 21 da RMC (Região Metropolitana de Campinas), a lista inclui também municípios como Jundiaí e Socorro.


Essas cidades são agrupadas como DRS (Departamento Regional de Saúde) VI pelo governo do Estado. Os dados foram atualizados na quarta-feira (14) às 15h e são os mais recentes disponíveis até o momento.

NÚMEROS DA REGIÃO DE CAMPINAS

- Casos confirmados de covid-19: 431.046

- Casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes: 529,9

- Óbitos confirmados: 12.588

- Óbitos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes: 16,3

- Internações novas no dia: 1.740

- Internações nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes: 53,4

- Ocupação de leitos covid de enfermaria: 43,9%

- Ocupação de leitos UIT-Covid: 65%

- Leitos de UTI-Covid por 100 mil habitantes: 28

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!