A Prefeitura de Campinas vai ampliar a partir desta terça-feira (20) o agendamento de vacinação contra a covid-19 para moradores maiores de 30 anos sem doenças prévias. O agendamento será aberto às 10h e é obrigatório para a imunização.
De acordo com a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben, essa nova fase da vacinação contra o coronavírus em Campinas será feita todos os dias a partir do dia 26 de julho. "A grande novidade aqui é que a vacinação passa a ser diária, em todos os Centros de Saúde da cidade. E vamos aumentar a capacidade, de 30 mil vacinados, para 66 mil".
Antes, a vacinação era dividida por dias da semana, sendo que a cada dia um grupo de Centros de Saúde abria para a imunização da covid-19. O grupo anterior era de pessoas com mais de 33 anos, em vagas remanescentes, liberadas na sexta-feira (16).
De acordo com o prefeito Dário Saadi (Republicanos), o público estimado de 18 a 35 anos que será vacinado a partir de agora corresponde a 375 mil pessoas. "É um contingente maior que 90% de cidades brasileiras", disse.
AGENDAMENTO
Para receber a vacina, é necessário fazer o agendamento pelo site http://vacina.campinas.sp.gov.br e, no dia agendado, apresentar o comprovante emitido no final do agendamento, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço.
GRIPE E SINTOMAS
Vale lembrar que o Ministério da Saúde recomenda o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a gripe e contra o novo coronavírus. A orientação é priorizar a imunização contra a covid. Pessoas com sintomas gripais também não devem ser vacinados.
QUEM PODE SE VACINAR NA CIDADE?
- Pessoas com 30 anos ou mais (a partir do dia 20 de julho)
- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): lactantes com 18 anos ou mais
- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC
(Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes
transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais
- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais
- Motoristas e cobradores de ônibus municipal