Programa de reabilitação tem 69 vagas abertas para dependentes químicos em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Programa de reabilitação tem 69 vagas abertas para dependentes químicos em Campinas


O Programa Recomeço tem 69 vagas disponíveis para tratamento de dependentes químicos em Campinas. Segundo a coordenação, 57% das vagas do projeto ainda não foram preenchidas . O projeto oferece tratamento de reabilitação para os interessados.

Ao todo, são 64 vagas para homens e cinco para mulheres. O programa é criado pela secretaria estadual e tem intermediação da Prefeitura de Campinas.  

Segundo a Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, a expressiva maioria dos beneficiários do Programa Recomeço é composta de pessoas em situação de rua.

Segundo a pasta, por se tratar de um tratamento não compulsório, há no momento uma grande disponibilidade de vagas. Campinas tem atualmente 121 Cartões Recomeço, com 100 vagas para homens e 21 para mulheres. Há apenas 34 em uso no caso masculino e 16 no caso feminino.

Campinas foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o programa Recomeço, em junho de 2013, no qual dependentes do crack, álcool e outras drogas podem se tratar em centros especializados. Trata-se de um benefício usado para a recuperação de dependentes químicos em entidades especializadas.  

Você viu?


COMO FUNCIONA   

O benefício é para dependentes que procurarem recuperação voluntariamente. O paciente recebe um cartão com os seus dados, o Cartão Recomeço, que serve para controlar a sua presença ao longo do tratamento. 

O valor disponibilizado para o tratamento é o equivalente ao tempo necessário para sua recuperação. A duração do benefício é de até 180 dias (seis meses), considerado por especialistas o tempo adequado para a recuperação do dependente. Podem receber a ajuda qualquer dependente químico que aceite o tratamento voluntario, seja maior de idade (a partir dos 18 anos) e resida em Campinas.

Os dependentes e seus familiares podem procurar a Coordenadoria de Prevenção às Drogas, que fica na Rua Barreto Leme, 1550, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura. O telefone para contato é 3282-9209.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!