Operação contra corrupção no combate à pandemia tem alvos na região de Campinas
Reprodução: ACidade ON
Operação contra corrupção no combate à pandemia tem alvos na região de Campinas


A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) duas operações simultâneas visando o combate à corrupção e o desvio de recursos relacionadas às contratações no contexto do combate à pandemia no ano passado, realizadas pelo município de Guarulhos.

Ao todo, foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal. Os mandados são cumpridos em residências, empresas e órgãos públicos em três estados.  

Na região, mandados foram cumpridos nas cidades de Artur Nogueira, Campinas e Monte Mor. Outros mandados foram cumpridos ainda em Guarulhos, São Caetano Sul, na capital paulista e nas cidades de Três Lagoas e Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Em Monte Mor, mandados foram cumpridos no hospital municipal e em uma clínica médica.  

Segundo a PF, mais de 20 pessoas estariam envolvidas no esquema que desviou mais de R$ 50 milhões. Entre os envolvidos, estão ex-servidores, empresários e contratados.

A INVESTIGAÇÃO

Segundo a Polícia Civil, as investigações decorrem da identificação, com o apoio do TCU (Tribunal de Contas da União), de suspeitas de irregularidades inerentes à contratação, por dispensa de licitação, de empresas privadas e organização social para a prestação de serviços diversos, no hospital de campanha instalado no município de Guarulhos, em março de 2020. 

Você viu?

As irregularidades ocorrem na montagem da estrutura, fornecimento de serviços médicos, alimentação, locação de equipamentos, unidades móveis e transporte, dentre outros. O valor total dessas contratações ultrapassa R$ 53 milhões de reais.

Informações obtidas durante a investigação revelaram que parte expressiva dos valores foi repassada para microempresa sediada em Minas Gerais, todavia, tais valores se mostravam incompatíveis com a capacidade econômica da beneficiada. 


Já na Operação Florença, segunda fase da operação Veneza, a investigação é relativa às fraudes na aquisição de máscaras pela prefeitura municipal de Guarulhos, com utilização de recursos federais destinados ao combate à pandemia de covid. 

Segundo a PF, os crimes apurados em ambas as operações são os de fraude ao caráter competitivo da licitação, de dispensa irregular e fraude à licitação para causar prejuízo à Fazenda Pública, associação criminosa, além de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!