Vacina: mais da metade dos campineiros já recebeu ao menos uma dose
Reprodução: ACidade ON
Vacina: mais da metade dos campineiros já recebeu ao menos uma dose

Mais da metade dos moradores de Campinas já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 . Ao todo, segundo os dados da secretaria de Saúde divulgados nesta quinta-feira (22) a pedido do ACidade ON , 629.344 moradores já receberam a 1ª dose de algum imunizante ou a dose única (vacina da Janssen). O número representa 51,6% da população total da cidade, de 1,2 milhão de habitantes.

Quando contabilizada só a primeira dose em adultos - moradores com mais de 18 anos- , a cobertura vacinal é de 65,9% na cidade , sendo que 607.858 moradores já receberam a primeira dose, e a população estimada é de 922.781 pessoas.  

Segundo o levantamento da Saúde, na faixa etária de 34 a 39 anos, 74,5% dos moradores já receberam ao menos uma dose. Já na faixa etária dos 40 aos 44 anos, a porcentagem de vacinados é de 91,5%.

Na próxima segunda-feira (26), Campinas começa a vacinar moradores com 30 anos ou mais sem doenças prévias. O agendamento para esse grupo começou nesta semana.  Segundo o governo do estado, a ampliação na faixa etária, incluindo pessoas dos 25 aos 29 anos deve ser feita até o dia 5 de agosto (veja o calendário abaixo).

ADESÃO

Em todas as faixas etárias acima dos 55 anos a cobertura vacinal da primeira dose ultrapassa a expectativa de público-alvo. No entanto, a cobertura de moradores com idade entre 45 e 54 anos, ainda é abaixo do ideal. Vale lembrar que o agendamento para vacinação de moradores com mais de 40 anos está aberto desde o mês passado em Campinas .

Segundo a secretaria de Saúde, até agora 89,2% dos moradores com idade entre 45 e 49 anos se vacinaram. Na faixa etária dos 50 aos 54 anos, a adesão é de 92,% - para esse grupo, a vacina está disponível há ainda mais tempo. 

Cobertura vacinal em Campinas (Fonte: Secretaria de Saúde de Campinas)


Já na faixa etária dos 55 aos 59 anos, 65.103 moradores já receberam a primeira dose, enquanto o público estimado era de 60.269, com adesão de 108%.

Os números de público-alvo são baseados na estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). A cobertura maior do que o esperado, segundo a Prefeitura, pode significar números desatualizados por parte do órgão, ou até mesmo que pessoas de outras cidades acabaram se vacinando em Campinas.

Você viu?

QUEM PODE SER VACINADO NA CIDADE? 

- Pessoas com 30 anos ou mais

- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): moradores 18 anos ou mais

- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais

- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais

- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais

- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais

- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais

- Motoristas e cobradores de ônibus municipal

A CAMPANHA E A PREVISÃO DE NOVAS DATAS

A campanha de vacinação contra a covid-19 começou em janeiro em Campinas e segue em andamento incluindo cada vez mais grupos prioritários. 

Campinas, assim como as demais cidades do Estado, segue o cronograma do governo paulista, que se embasa nas regras do PNI (Programa Nacional de Imunização). O calendário de imunização foi antecipado no último domingo (11) pelo governador João Doria (PSDB). 


Veja as próximas datas programadas: 

De 19 de julho a 4 de agosto: 30 a 34 anos
De 5 a 12 de agosto: 25 a 29 anos
De 13 a 20 de agosto: 18 a 24 anos
De 23 de agosto a 5 de setembro: 12 a 17 anos (jovens com deficiência, comorbidades e gestantes)
De 6 a 19 de setembro: 15 a 17 anos sem doenças prévias
De 20 a 30 de setembro: 12 a 14 anos sem doenças prévias

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!