Vigilância de Campinas interdita instituição terapêutica por irregularidades
Reprodução: ACidade ON
Vigilância de Campinas interdita instituição terapêutica por irregularidades

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde de Campinas interditou uma instituição terapêutica no bairro Recanto dos Dourados. O local abrigava 42 homens, desde jovens até idosos, com transtornos mentais ou dependentes químicos .   

De acordo com o órgão, a interdição ocorreu na terça-feira (27), mas foi divulgada hoje (28). Um boletim de ocorrência foi registrado no 4º Distrito Policial. A Polícia Civil abriu um inquérito sobre o caso e vai investigar os fatos.

Segundo a Vigilância, a fiscalização foi desencadeada por uma denúncia de maus-tratos. Alguns pacientes relataram ainda que foram internados involuntariamente (leia mais abaixo). Um auto de infração foi lavrado com penalidade de interdição.

IRREGULARIDADES

O local tinha como proposta ser uma comunidade de tratamento, mas faltava documentação para a atividade. Agentes da Vigilância constataram também outras irregularidades, como falta de licença sanitária, ausência de um projeto terapêutico, de fichas de atendimento e dos termos de consentimento dos pacientes para o tratamento.

Além disso, as instalações físicas não estavam de acordo com o que é determinado pela legislação vigente referente a este tipo de serviço.

Os agentes sanitários verificaram também que medicamentos, inclusive os controlados, estavam sendo administrados nos residentes sem prescrição médica.

Você viu?

Vigilância chegou ao local após denúncia de maus-tratos (Foto: Divulgação/PMC)

RELATOS DE PACIENTES

Segundo a Vigilância, os fiscais ouviram relatos de pacientes que foram internados involuntariamente para tratamento de transtornos mentais, o que descumpre a legislação para este tipo de serviço. Outros disseram que eram impedidos de sair e o contato deles com os familiares eram vigiados pela instituição.

No momento da fiscalização, o responsável pela comunidade terapêutica não estava no local, somente os monitores. O nome do local não foi divulgado pela prefeitura.


A ação, realizada durante todo o dia de ontem, foi acompanhada pela Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Polícia Civil. Uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também foi acionada para avaliação de saúde.

FAMILIARES

Familiares foram buscar alguns residentes; outra parte dos moradores da instituição foi conduzida para o Abrigo Municipal e um paciente com necessidade de acompanhamento de Saúde Mental foi transferido para o CAPS de sua região. 

Alimentos encontrados em instituição (Foto: Divulgação/PM)


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!