Mário Gatti adia cirurgias por falta de estoque de sangue em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Mário Gatti adia cirurgias por falta de estoque de sangue em Campinas

O Hospital Municipal Mário Gatti precisou adiar três cirurgias nesta terça-feira (3) devido ao baixo estoque de sangue em Campinas. De acordo com a secretaria de Saúde, somente hoje duas cirurgias oncológicas e uma ortopédica foram canceladas.

A queda na doação de bolsas de sangue já levou também ao adiamento de cirurgias ortopédicas, oncológicas e neurocirurgias na semana passada. Essa foi uma opção encontrada para garantir o atendimento das urgências.

Sobre o caso, a gerente da Agência Transfusional do Mário Gatti, Solange Costa, afirmou a que a situação é grave. "Nunca tivemos uma situação assim, nem mesmo no ano passado, quando começou a pandemia", contou.

Ainda de acordo com a Administração municipal, o problema atinge todos os hospitais. "Estamos administrando dia-a-dia a situação", afirmou. O estoque atual no Mário Gatti supre a demanda de apenas 24 horas, quando o ideal seria uma garantia de abastecimento de, pelo menos, três dias, informou a gerente.

HEMOCENTRO

O Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde), vem enfrentando quedas nas doações e se mantém com baixo estoque (veja como doar abaixo).

Nesta terça-feira (3) , a unidade estava com estoques críticos dos tipos sanguíneos O+, A+, B+ e AB- enquanto os tipos AB+, O-, A- e B- estavam em estado de alerta.

Além da pandemia, o frio dos últimos dias fez despencar as doações de sangue em 60% , segundo o coordenador da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro, Bruno Benites.

O ideal seria que os estoques de sangue suprissem a demanda acima de três dias, mas hoje a disponibilidade não chega ao consumo de um dia. Na segunda-feira, cinco cirurgias foram adiadas no Hospital de Clínicas da Unicamp por falta de sangue.



Para tentar aumentar as doações, o Hemocentro está intensificando as campanhas nas mídias, incentivando doações pelas famílias de pacientes internados, mas o retorno, segundo o coordenador, não é o mesmo de antes.

"A única alternativa para contarmos com os estoques necessários é a doação, e precisamos muito da ajuda da população", afirmou.

UNIDADES DE COLETAS DE SANGUE

Hemocentro
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

Hospital Mário Gatti
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

QUEM PODE DOAR

- Pessoas com 18 a 69 anos, que pesem mais de 50 kg, e com boas condições de saúde; 

- Quem tiver 16 ou 17 anos precisa do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez; 

- O doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!