Atendente mede a temperatura de consumidor na Rua 13 de maio.
Gilson Machado
Atendente mede a temperatura de consumidor na Rua 13 de maio.


A Prefeitura de Campinas publicou nesta sexta-feira (6) um decreto municipal que retira a limitação de horário da entrada de clientes em estabelecimentos na cidade. 

Com a medida, agora os locais poderão funcionar até meia-noite (o que já era autorizado), mas sem ter mais restrição no horário de entrada dos consumidores. Antes, os estabelecimentos só podiam receber clientes até as 23h. A medida é válida até o dia 16 de agosto, véspera de uma nova flexibilização da economia prometida pelo governo estadual. 

A medida vale para acesso de clientes a restaurantes, comércios, serviços, e shoppings da cidade, e já passam a valer hoje. 

"O horário de funcionamento permanece o mesmo. Mas, a partir desta sexta-feira, não haverá mais limite de horário para a entrada dos clientes em restaurantes e comércio em geral. A exceção permanece para os bares, que ainda não podem funcionar", alertou o secretário de Justiça, Peter Panutto. 

MELHORA

Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada considerando a melhora nos indicadores da pandemia, com redução de casos e óbitos e avanço na vacinação. Ontem (5), Campinas atingiu um dos menores índices de ocupação de UTI- Covid desde o ano passado. A ocupação de leitos registrada foi de 73,84% , sendo que há 90 leitos livres nas redes municipal, estadual e privada. 

De acordo com a Administração, as medidas mais liberativas também fazem parte do projeto de retomada econômica. Segundo a Prefeitura, há reuniões constantes com os setores onde são feitas análises dos indicadores para implantar ações de fomento da economia. 

"A flexibilização em Campinas se deu pela análise de dados epidemiológicos que mostram uma melhora grande tanto na transmissão como no agravamento, com diminuição da hospitalização e número de óbitos na cidade", afirmou a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben. 

"O entendimento é que a situação epidemiológica permite uma maior flexibilização. A gente entende que a população já está sabendo todas as formas de prevenção, e que se houver colaboração é possível viver em sociedade. Temos também mais de 70% da população vacinada com primeira dose, o que permite essa liberação", completou. 

Você viu?

REGRAS 

Desde 1º de agosto as regras do Plano São Paulo foram flexibilizadas, e as atividades econômicas podem funcionar até a meia-noite, e não mais 23h no estado. A quantidade de clientes por estabelecimento também passou de 60% para 80%. 

Durante o anúncio do relaxamento nas regras, o governo paulista ainda retirou o toque de recolher, que é mais aplicado nem durante a noite e na madrugada. No entanto, a medida fica ao critério das Prefeituras. No caso de Campinas, o toque de recolher ainda vale no período da meia-noite até 5h. 

As medidas mais flexíveis vão valer até o dia 16 de agosto. Já a partir do dia 17, segundo o governo, todas as ações restritivas serão retiradas- ou seja, não haverá mais limitação de horário e nem de capacidade de público nos ambientes. 


COMO FICA?

A partir de hoje:
Horário limite permitido para funcionamento: 0h, sem limitação de acesso
Ocupação máxima permitida em 80% 

A partir de 17 de agosto:
Sem horário limite
Sem toque de recolher
Sem limitação de ocupação

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!