A cidade de Campinas atingiu nesta sexta-feira (6) a marca de 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra a covid-19 em moradores da cidade. Segundo levantamento da Prefeitura, foram aplicadas 1.010.098 doses até hoje.
Vale lembrar que atualmente o esquema vacinal atinge adultos com idade acima de 25 anos. O município aguarda novas remessas da vacina para ampliar a vacinação para novas faixas etárias.
AS DOSES
Neste número estão incluídas aplicações de primeira e segunda doses, além de doses únicas.
Do número total, 726.523 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose e 258.449 já completaram o ciclo de imunização com a segunda dose.
Já outros 25.126 moradores receberam a vacina de dose única.
Os números correspondem:
- 1ª dose: 78,7% das 922.781 pessoas público-alvo da vacinação, imunizadas com uma dose;
- Esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses ou a dose única: 30,7% da população da cidade.
ESFORÇO
"Essa marca reflete o esforço, a dedicação e o comprometimento de cada um dos profissionais da saúde do nosso município", afirmou o secretário de Saúde Lair Zambon.
A secretaria de Saúde reforça que, ainda que os números da cobertura vacinal sejam expressivos, é importante manter os cuidados básicos e essenciais contra a covid, com distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel.
AVANÇO
Por conta do avanço da vacinação contra o coronavírus, um dos principais indicadores da pandemia tem apresentado recuo. É a ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de covid-19. Ontem, ela atingiu o menor índice desde o ano passado, com 73,84% de ocupação de leitos.
Além disso, a expectativa do governo estadual é que, até o dia 17 de agosto, 100% da população adulta paulista tenha acesso a primeira dose da vacina contra a covid.
Já até o dia 1º novembro, a expectativa é que 100% dos adultos tenham o esquema vacinal completo.
DE JANEIRO PARA CÁ
A vacinação em Campinas começou no dia 18 de janeiro,
quando a técnica de enfermagem da enfermaria do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp Liane Santana Mascarenhas Tinoco, de 48 anos, foi a primeira a receber a vacina.
A imunização na cidade aconteceu um dia após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial das vacinas contra a covid-19. Na época, Campinas aplicava a Coronavac, do Instituto Butantan.
Atualmente, a cidade também aplica as vacinas da AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Janssen.