Pessoas em situação de rua que foram expulsas de Monte Mor retornaram à cidade
nesta segunda-feira (9), após uma decisão da Justiça. A atitude de despejar pessoas em situação de vulnerabilidade
em cidades vizinhas no último dia 15 de julho
causou grande repercussão.
Na época, em uma live, o prefeito da cidade, Edivaldo Antônio Brischi (PTB) afirmava que não podia "ver a cidade virar um lixo"
(veja o vídeo)
Segundo a Administração, após reunião com Promotoria e Procuradoria de Justiça, ficou estabelecido "que a vontade dos moradores em situação de rua da cidade seria atendida"
.
Sem confirmar o número de moradores que retornaram, a prefeitura de Monte Mor destacou, em nota, que aos que retornaram foi oferecido pernoite em local apropriado e possibilidade de integrar um programa de bolsa trabalho do município.
AÇÃO VIOLENTA
Os moradores em situação de rua relataram que foram abordados por uma equipe da GM (Guarda Municipal) em frente a um restaurante no Centro da cidade em julho. Em seguida, segundo eles, o prefeito chegou de forma truculenta e os obrigou a entrar em uma van.
Alguns disseram que não tiveram tempo nem de pegar objetos pessoais, como documentos, e não sabiam para onde o veículo os levaria. Na ação, ainda teria sido usado spray de pimenta contra esse grupo de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
Dentro da van, eles teriam sido ameaçados com spray de pimenta para que ficassem em silêncio. Eles foram levados para várias cidades e, pelo menos dez ficaram em Boituva. A Prefeitura da cidade, na época, registrou um boletim de ocorrência denunciando o caso.
O QUE DIZ A PREFEITURA DE MONTE MOR
Confira a nota oficial
divulgada pela Prefeitura de Monte Mor sobre o caso.
"A Prefeitura de Monte Mor, que sempre prezou pela dignidade humana, em reunião entre as técnicas de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, a Promotoria e a Procuradoria de Justiça do município, estabeleceu que a vontade dos moradores em situação de rua da cidade seria atendida. Desta forma, aos que retornaram a Monte Mor no dia de hoje, foi oferecido pernoite em local apropriado e também a possibilidade de integrar o programa de Bolsa Trabalho de Monte Mor", diz o texto.