Saúde investiga quatro surtos de covid-19 em asilos de Campinas
Reprodução: ACidade ON
Saúde investiga quatro surtos de covid-19 em asilos de Campinas


O Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), de Campinas, informou nesta segunda-feira (9) que investiga quatro surtos de covid-19 em duas ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) na cidade.

Uma das ocorrências notificadas ocorreu no Lar dos Velhinhos de Campinas. Outras três foram registradas em três unidades da clínica Sênior Vit.

De acordo com a Prefeitura, as visitas de parentes nessas unidades investigadas estão suspensas, já nos demais asilos da cidade a visitação permanece autorizada.  Segundo a secretaria de Saúde, os casos foram registrados entre julho e agosto.

Vale lembrar que a Prefeitura liberou no último mês as visitas aos idosos moradores de asilos. Isso ocorreu no último dia 29, após quase um ano e meio da suspensão de visitas por causa do risco de contágio do coronavírus. 

OS CASOS

A confirmação dos casos da doença nos asilos foi divulgada hoje. Ontem (9), a Saúde já havia confirmado que estava investigando um possível surto de covid-19 em duas unidades da clínica Sêrnior Vit , localizada no bairro Nova Campinas. 

Segundo o Devisa, no Lar dos Velhinhos, um dos asilos mais tradicionais da cidade e localizado na Vila Proost de Souza, foram 36 casos em moradores e sete em trabalhadores. Desses casos, dois idosos estão internados e quatro morreram. Uma funcionária da unidade também está internada. Não houve óbitos entre os funcionários. 

Na primeira casa da Sênior Vit, 14 idosos foram infectados e três estão internados. Entre os funcionários, sete adoeceram. Ninguém morreu. 

Você viu?

Na segunda unidade, sete moradores testaram positivo, sendo que três morreram e três estão internados. Além disso, três funcionários se infectaram. 

Já na terceira casa, 12 idosos estão com covid, sendo que um morreu e três estão internados. Entre os trabalhadores, quatro adoeceram. 

De acordo com a Prefeitura, as visitas nas unidades investigadas estão suspensas, já nas demais a visitação permanece autorizada. Entre as recomendações para visitação nesses locais, está o uso permanente de máscaras, de preferência cirúrgica, ficar a mais de 1,5 metro e de preferência ao ar livre.


MEDIDAS

Segundo a Saúde, após as notificações, a Vigilância esteve nos locais e adotou todas as providências preconizadas, como busca ativa de infectados, avaliação dos processos de trabalho, orientações de medidas, como isolamento de sintomáticos, além de testes em todos os funcionários e moradores, com ou sem sintomas.

"As ILPIs são acompanhadas diariamente pela Vigilância em Saúde, em parceria com os centros de saúde de referência dos bairros", disse em nota.

Segundo a Vigilância, a causa das mortes das pessoas está sendo investigada para que se esclareça se foram mesmo por covid-19, uma vez que todos moradores tinham outras doenças.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!