Doação de sangue no Paço Municipal.
Fernanda Sunega/PMC
Doação de sangue no Paço Municipal.

Quem estiver pela região central de Campinas hoje (9) pela manhã e puder doar sangue poderá aproveitar que a unidade móvel do Hemocentro da Unicamp estará no Paço Municipal, para coleta de doação de sangue de voluntários. A ação acontece das 8h30 às 12h.

O baixo estoque de sangue já obrigou o Hospital Municipal Mário Gatti a adiar cirurgias programadas com indicação de transfusão ou alto risco de complicações, para poder garantir sangue para as cirurgias de urgência na semana passada.

Além da unidade móvel, instalada em um ônibus adaptado, os voluntários podem fazer a doação em dois postos fixos que funcionam de segunda a sábado, das 7h30 às 15h, no Hemocentro da Unicamp e no Hospital Municipal Mário Gatti. O agendamento para a doação deve ser feito no endereço www.hemocentro.unicamp.br

Ao doar sangue, cada voluntário ajuda pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. O sangue coletado é processado pelo Hemocentro e distribuído gratuitamente aos hospitais públicos e filantrópicos da região.  


QUEM PODE DOAR

- Ter entre 18 e 69 anos  

- Candidatos entre 16 e 17 anos com consentimento formal e presencial do responsável  

- Maiores de 60 não podem realizar a doação pela primeira vez.  

- Pesar, no mínimo, 50 kg  

- Não estar de jejum. Apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas  

- Estar descansado  

- Não pode fumar até duas horas antes e duas horas depois da doação

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!