A Guarda Municipal dispersou neste fim de semana 3.842 pessoas que estavam em situações de aglomeração em Campinas. A operação 'Aglomeração Zero' foi realizada entre a meia-noite de sábado (7) e a manhã desta segunda.
Durante o período, também foram vistoriados pela Vigilância 335 estabelecimentos comerciais. Destes, 16 foram fechados e um foi lacrado.
A operação Aglomeração Zero tem como o objetivo coibir ou dispersar em vias públicas, praças e nas proximidades de bares grupos de pessoas em situação de aglomeração. Coordenada pela Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, a operação é realizada aos finais de semana no horário da madrugada, sempre entre 0h e 5h.
Você viu?
Segundo a Prefeitura, a ação o é um reforço no patrulhamento de viaturas e efetivo em locais, mapeados pela GM a partir de dados estatísticos, que costumam reunir grupos grandes de pessoas sem distanciamento social.
Só entre a meia-noite de sexta-feira (6) e a manhã de sábado (7) foram 1.035 pessoas dispersadas , com nove locais fechados e um lacrado. Na madrugada de sábado, o dono de uma adega também foi preso por promover aglomeração com uma festa clandestina.
A Prefeitura ressalta que a colaboração da população é muito importante no controle da pandemia em Campinas. "Mesmo com o avanço da vacinação, os cidadãos devem manter o uso correto da máscara, fazer higienização das mãos e manter o distanciamento social", diz a Administração.