A secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado (14) o primeiro 'Dia D' para aplicação de segundas doses da vacina contra a covid-19.
A expectativa, segundo a Prefeitura, é vacinar as mais de 22 mil pessoas
que foram agendadas nesta data pelos serviços de saúde para receber a segunda dose.
Ao todo, 59 dos 67 centros de saúde estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população. Só não participarão os CSs Campina Grande, Carlos Gomes, Boa Esperança, Valença, Itajaí, Santa Rosa, Florence e Lisa).
Segundo a Saúde, a maioria dos agendados recebeu a primeira dose em 22 de maio. "Os serviços não atenderão demandas espontâneas e apenas as pessoas com horário marcado serão atendidas", disse a Pasta.
Serão duzentas e quarenta equipes de vacinação serão mobilizadas, e cerca de mil profissionais vão atuar nas unidades de saúde durante o sábado. A diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben, alertou para a importância da conclusão do esquema vacinal para aumentar a proteção contra a covid-19.
A imunização completa prevê duas doses das vacinas do Butantan (intervalo de 21 a 28 dias entre as aplicações), assim como a da Fiocruz e Pfizer (12 semanas entre uma dose e outra). A Janssen é aplicada em dose única.
Para ser vacinado, é preciso apresentar a carteira de vacinação recebida na primeira dose e documento com foto.
"DIAS D"
Campinas já realizou seis Dias D de primeira dose, com quase todos batendo recorde de imunizados para um só dia na cidade. No primeiro, em 22 de maio, foram vacinadas 23.612 pessoas. Na segunda edição, em 4 de junho, foram 23.104. Na terceira estratégia, em 12 de junho, foram aplicadas 25.518 doses de vacinas.
Você viu?
No quarto Dia D foram 27.870 doses. No feriado de 9 de julho, quinta edição, foram vacinadas 31.002 pessoas. O último, em 17 de julho, imunizou 32.489 moradores.
VACINAÇÃO NA CIDADE
Atualmente, podem ser vacinados em Campinas todos os moradores adultos, com mais de 18 anos
. Para receber a vacina, é necessário fazer o agendamento no site
https://vacina.campinas.sp.gov.br/
, ou pelo telefone 160. Pessoas com dificuldades podem buscar auxílio no Centro de Saúde mais próximo.
Desde quarta-feira (11), no entanto, novos cadastros estão suspensos na cidade por volta de doses. A secretaria de Saúde afirma que o agendamento será reaberto assim que houver a chegada de mais vacinas.