Audiência pública de trem intercidades ligando Campinas a capital acontece hoje
Reprodução: ACidade ON
Audiência pública de trem intercidades ligando Campinas a capital acontece hoje


Acontece na tarde desta segunda-feira (16) a primeira audiência pública do Trem Intercidades, que ligará Campinas a capital paulista.

O evento será realizado a partir das 14h na Prefeitura de Campinas. Por conta da pandemia, a audiência será realizada em formato remoto, no portal da Secretaria de Transportes Metropolitanos .

Na primeira fase, o trem ligará Campinas a São Paulo e, na segunda fase, até Americana. O projeto acontece por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada).

Na audiência de hoje, será discutida a concessão do transporte público de passageiros sobre trilhos do TIC Eixo Norte, que compreende a construção e operação dos serviços do Trem Intercidades, o serviço "expresso", que conectará a Barra Funda, em São Paulo, com as cidades de Jundiaí e Campinas; do Trem Intermetropolitano, e da operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e qualidade da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Além da audiência, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos deverá abrir o edital para consulta pública em seguida a fim de colher contribuições da sociedade.

Na sequência, autoridades e imprensa farão o trajeto do TIC de Campinas a Jundiaí na Litorina e embarcarão no Serviço 710 da CPTM em Jundiaí, em uma simulação do traçado do Trem Intercidades. 

COMO VAI SER

O Trem InterCidades terá 100 quilômetros de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo.

A expectativa é de atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços. O prazo de execução total do projeto é de sete anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC (Trem Intercidades) em quatro anos.


A previsão, segundo a secretaria de Transportes, é que a o leilão da concessão do TIC aconteça no início de 2022. O investimento é na ordem R$ 7,5 bilhões.

A referência do custo da tarifa para o passageiro é o valor da passagem de ônibus, atualmente em R$ 37.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!