A campanha de vacinação contra a covid-19 começou em janeiro em Campinas e boa parte da população já recebeu ao menos uma dose da vacina.
Até a última sexta-feira (13), 757,1 mil pessoas da cidade já tinham sido imunizadas com a primeira dose da vacina. Atualmente está incluído na campanha todo o público adulto, ou seja, com 18 anos ou mais.
A forma de atendimento da população para a imunização na cidade passou por algumas mudanças. No início, a vacinação era feita somente em cinco centros de imunização espalhados por Campinas.
Em seguida, CSs (Centros de Saúde) começaram a aplicar as vacinas, mas somente em dias específicos da semana. Já atualmente, desde o dia 26 de julho a aplicação das doses da vacina contra a covid-19 é feita de segunda a sexta-feira, em 64 centros de saúde da cidade.
Com as mudanças na forma de atendimento nos postos de saúde e centros de imunização, muitos moradores que tomaram as primeiras doses ainda ficam com dúvidas de onde devem ir para tomar a segunda dose do imunizante.
AFINAL, ONDE TOMO?
Segundo a secretaria de Saúde de Campinas, todas as pessoas devem seguir o que está na carteira de vacinação . No caso de quem foi imunizado nos Centros de Imunização, a recomendação é a mesma.
Desde junho os centros de imunização do Círculo Militar, CAIC Zeferino Vaz, Noroeste, Taquaral , CVI e Casa da Criança Paralítica estão funcionando normalmente para atender os agendamento de segunda dose. "Todas as pessoas agendadas nestes locais estão com a vacinação garantida" afirmou a Saúde.
Nos demais casos em pessoas que tomaram as primeiras doses em Centros de Saúde, a vacinação de segunda dose será feita no mesmo local.
Em caso de dúvidas em casos específicos, a população pode tirar dúvidas através do 160.
QUEM PODE SE VACINAR NA CIDADE?
Você viu?
- Todas as pessoas com mais de 18 anos sem doenças prévias
COMO FUNCIONA?
Para receber a vacina, é necessário fazer o agendamento no site https://vacina.campinas.sp.gov.br/ , ou pelo telefone 160. Pessoas com dificuldades podem buscar auxílio no Centro de Saúde mais próximo.
LOCAIS E DIAS DE VACINAÇÃO
Desde o dia 26 de julho, a a aplicação das doses da vacina contra a covid-19 é feita de segunda a sexta-feira, nos 64 centros de saúde da cidade. O objetivo é acelerar a imunização na cidade.
A ação duplica a capacidade de vacinação, que passou de 33 mil para mais de 66 mil vacinas aplicadas por semana, considerando primeira e segunda doses.
HORÁRIOS
Cada centro de saúde tem um horário específico para aplicar as doses contra a covid-19. Durante o período reservado para vacinação, as unidades farão apenas dispensação de medicamentos e atendimentos de casos agudos. No resto dia, o funcionamento será normal.
Apenas os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande não fazem aplicação das vacinas contra o novo coronavírus.