Pedidos de passe escolar dobraram em Campinas.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Pedidos de passe escolar dobraram em Campinas.

A retomada do ensino presencial nas escolas públicas e particulares provocou um aumento de mais de 100% na procura por passe escolar , na primeira quinzena de agosto em comparação a todo o mês de julho, segundo informou a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas). 

No mês de julho, o cadastramento para o passe escolar, no site da Transurc, chegou a 1,8 mil estudantes, número que subiu para 3,9 mil apenas na primeira quinzena de agosto. Segundo a associação, até o dia 15, cerca de 8 mil estudantes de escolas da cidade estavam aptos a utilizar o passe escolar e 2,1 mil já podiam recarregar o passe universitário. 

A incerteza sobre a volta das aulas presenciais, causada pela pandemia da covid-19, reduziu a procura pelo cadastramento no primeiro semestre deste ano. Com isso, muitos estudantes só fizeram seu cadastro este mês, quando o retorno às aulas presenciais foi autorizado pelas autoridades. 

Segundo a associação, a retomada ocorreu com mais intensidade nas escolas públicas e privadas, já que muitas universidades continuam com aulas on-line e optaram por um retorno gradual das aulas presenciais. 

Você viu?

COMO FAZER

Para fazer o cadastro do passe escolar ou universitário, o estudante deve acessar o site da Transurc www.transurc.com.br e seguir as instruções. Depois disso, ele precisa aguardar a análise da associação e a aprovação das informações pelas instituições de ensino. Após esta fase, é necessário que o aluno pague a taxa de inscrição para que o benefício seja liberado. 

"Todo o processo é on-line e os estudantes podem acompanhá-lo em suas casas ou pelo aplicativo Transurc Serviços. O aluno consegue saber se o processo está em análise, se ocorreu algum tipo de indeferimento ou mesmo se falta algum documento", diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc. 

Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar no Disque-Transurc, pelos fones: 0800 0140204 (ligações de telefone fixo) ou 3731-2600.

QUEM TEM DIREITO

O Bilhete Único Escolar (cartão azul) pode ser utilizado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus. É oferecido para os alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.

Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa.  

O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 quilômetro da universidade. Mesmo os estudantes que usufruíram o benefício em 2020 devem se recadastrar pelo site.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!