Liberação de horário e capacidade começa hoje em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Liberação de horário e capacidade começa hoje em Campinas

A liberação de horário e capacidade de serviços e comércios em Campinas começa a valer nesta terça-feira (17), com as novas regras do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de covid-19. O anúncio foi feito ontem (16) pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos).

Assim como o Estado, em Campinas, restaurantes, bares, comércios e serviços poderão funcionar com 100% de ocupação, respeitado o distanciamento mínimo de 1 metro. Também não haverá mais horário limite de funcionamento e o toque de recolher também deixa de existir.

Além disso, também não será renovada a proibição de reuniões familiares com mais de 10 pessoas. A medida vale até 31 de outubro no município.

O QUE MUDOU?

Até então, a ocupação permitida era de até 80% com horário de funcionamento até meia-noite. Segundo a Administração, as mudanças serão publicadas em decreto no Diário Oficial de hoje.

Você viu?

SEM LIMITE

Com a mudança, não haverá limite de público ou horário, mas esses eventos devem respeitar os protocolos sanitários, uso de máscara e álcool gel, além de não poder haver aglomeração.

Esportes coletivos também estão permitidos na cidade, respeitando regras sanitárias e sem público ou torcida. Aulas e atividades presenciais das instituições de ensino superior também poderão funcionar com 100% da capacidade, seguindo as regras do setor de serviços.

MELHORA

Segundo a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica) de Campinas, Andrea von Zuben, a liberação é possível pela melhora nos indicadores da pandemia.

A diretora afirmou ainda que se houver indicações de aumento de casos de covid, a Prefeitura de Campinas poderá rever as medidas.



O prefeito disse também que a medida está sendo tomada não só por conta do governo estadual, mas porque os indicadores normais e os precoces permitem tomar as medidas.  

"Mas é importante que o uso da máscara, evitar estar muito próximo. Quem tiver sintomas de gripe, não aglomere, vá fazer seu exame. Na nossa opinião, a variante delta já está circulando em Campinas. Mas o importante é que estamos avançando na vacinação e que a população continue tomando os cuidados", disse.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários