Campinas pode ter recorde de temperatura nesta quarta-feira (25).
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas pode ter recorde de temperatura nesta quarta-feira (25).


O calor deve seguir intenso pelo menos até amanhã (26) em Campinas, e há chances de recorde de temperatura para o mês de agosto e até mesmo para esse ano.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, as máximas na cidade ficam entre 34ºC e 35ºC entre essa quarta e quinta-feira. Até agora, a maior temperatura registrada em 2021 pelo Centro foi em 31 de janeiro, com 33,9°C.

A onda de calor desta semana também pode fazer com que a cidade alcance máximas históricas para o período. As temperaturas máximas atingindo até 35ºC não acontecem no mês de agosto desde 2011. 

Segundo o Cepagri, a última vez a cidade registrou um índice tão alto no período foi em 2011, com 35,5ºC.  Ao longo dos últimos 30 anos, o Centro registrou menos de 10 ocorrências de temperatura máxima igual ou maior que 34°C durante o mês de agosto.   

TEMPO SECO

Além do calor, a umidade relativa do ar permanece baixa, com mínima entre 15% e 20%, causando clima semelhante ao de deserto. Por causa do tempo seco a Defesa Civil emitiu essa semana um alerta sobre o alto risco de incêndio.

De acordo com a Defesa Civil, entre 21% até 30% a cidade entra em estado de atenção, entre 12% até 20% em alerta e abaixo dos 12% em emergência.  

Você viu?

No sol a sensação térmica aumenta mais, o que requer atenção com os cuidados.  "A temperatura que a gente mede e prevê é a temperatura do ar na sombra. Evidentemente pessoas que circulam no Centro da cidade, centros urbanos, lugares com muito asfalto a temperatura fica mais alta que isso. Além de que, se a pessoa tiver debaixo do sol vai perceber a temperatura bem mais elevada", disse Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri.


O panorama, no entanto, deve mudar a partir de sexta-feira (27), com a chegada de uma frente fria, que deixa o clima mais ameno na cidade e traz previsão da tão esperada chuva para o fim de semana, com volumes mais significativos.

Previna-se contra o tempo seco:

- Tome bastante líquido, de preferência água (cerca de dois litros ao dia), para hidratar o corpo
- Em caso de irritação dos olhos e narinas, use colírios lubrificantes ou soro fisiológico nos olhos e narinas
- Não saia de casa sem proteção solar
- Mantenha a higiene doméstica, a fim de evitar o acúmulo de poeira e reações alérgicas
- Durante o dia, a casa dever ser arejada e ventilada para renovação do ar da casa
- Lave as mãos periodicamente
- Evite prática esportiva ao ar livre entre 11h e 17h

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários