Chuva foi registrada em pontos de Campinas e cidades da região (Foto: Márcio Garcia)


Depois do calor extremo e do tempo seco dos últimos dias, a tão esperada chuva começou a chegar em Campinas e cidades da região. Moradores registraram na manhã desta sexta-feira (27) pancadas de chuva, ainda leve, mas já foi suficiente para amenizar a temperatura e melhorar a umidade relativa do ar. 

A chuva foi registrada por moradores de bairros de Campinas, Valinhos, Indaiatuba e Santa Bárbara dOeste. 

ONDE?

Em Campinas, moradores da região do distrito do Ouro Verde e da Vila União comemoraram a garoa. A previsão é que mais volumes de chuva sejam registrados neste fim de semana (leia mais abaixo). 

Em Valinhos, a chuva acontece em meio ao primeiro dia de racionamento de água na cidade . O esquema de rodízio no abastecimento foi implantado pela Prefeitura após a cidade registrar a falta do recurso em uma série de regiões. 

RECORDE DE CALOR

Nessa semana, Campinas teve o dia mais quente do ano , registrando 34,1°C na quarta-feira (25), dia em que a cidade atingiu 11,8% de índice de umidade relativa do ar, chegando a clima semelhante ao de deserto

O impacto foi sentido com boletins diários colocando a cidade em estado de atenção, alerta e até mesmo em emergência por causa do tempo seco. 

A estiagem também mostra danos ambientais. Segundo a Defesa Civil , o número de queimadas registrado neste ano em Campinas já é o maior em quatro anos. 

Você viu?

FRENTE FRIA

Hoje toda a região já amanheceu com o céu encoberto e temperatura mínima em torno de 18ºC. Desde a noite de ontem, os ventos têm apresentado intensidade moderada (30 km/h) e rajadas ocasionais em torno de 50 km/h. 

A diminuição na temperatura vem acompanhada das chuvas, causadas pela passagem de uma frente fria em todo o Estado de São Paulo. 

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, hoje já não eram descartadas as ocorrências de chuvas leves e isoladas. 

"Teremos declínio de temperatura e as máximas não sobem tanto, principalmente em função da nebulosidade. O ar fica mais frio por causa da frente fria que vem do oceano, os ventos ficam mais intensos e há melhora na sensação térmica. O final de semana será de bastante nebulosidade com chuvas", disse o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy. 


Ao longo do final de semana, os ventos de intensidade moderada persistem, bem como a condição de céu parcialmente nublado a encoberto. 

Chuvas com mais volume são esperadas a partir da tarde de sábado, de forma mais isolada, e sobretudo entre o domingo e a segunda-feira. As temperaturas ficam entre 17ºC e 25ºC. Segundo o Centro, há possibilidade de pancadas de chuva localmente fortes e com trovoadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!