Hospital Ouro Verde, em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19/Arquivo)
Hospital Ouro Verde, em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19/Arquivo)

O Hospital Ouro Verde desativou ontem (31) 28 leitos de enfermaria covid que foram instalados em março, e a área onde estavam implantados começou a ser preparada para receber um centro multidisciplinar de atendimento aos pacientes com sequelas deixadas pela Covid-19.

Nesse centro serão atendidas pessoas com problemas pulmonares, neurológicos, circulatórios, neuromusculares, entre outros. Também será disponibilizado serviço de reabilitação com fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional e psicologia.

Segundo a Prefeitura, os pacientes serão atendidos inicialmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que avaliarão cada situação e farão o encaminhamento ao centro multidisciplinar, onde será definido um programa de atendimento para cada um. Ainda não foi definido prazo para início do funcionamento.

Antes de ser transformado em enfermaria covid, o local já era utilizado para reabilitação de pacientes, com uma média de cinco mil atendimentos mensais . Essa área passará por limpeza, receberá divisórias para poder garantir o distanciamento necessário dos pacientes e terá capacidade para 3,5 mil atendimentos mensais.

RETOMADA DE CIRURGIAS ELETIVAS

Segundo a secretaria de Saúde, as mudanças já definidas possibilitarão ampliar a oferta de leitos de enfermaria para pacientes não covid, dos atuais 163 para 213. A nova situação viabilizará a retomada das cirurgias eletivas.


As mudanças se darão em duas etapas. Na quinta-feira, 2 de setembro, o Hospital Ouro Verde fará a conversão de 20 leitos de enfermaria covid para receber pacientes clínicos, e no dia 9 de setembro, o Hospital Municipal Mario Gatti desativará 30 leitos de UTI-Covid. Na área onde estão instalados, serão implantados 30 leitos de enfermaria cirúrgica.

Com a reestruturação, a Rede Mário Gatti passará a contar com 60 leitos de UTI Covid nos hospitais Ouro Verde e Mário Gatti-Amoreiras e 86 leitos de enfermaria Covid nos hospitais Ouro Verde, Mario Gatti-Amoreiras e na UPA Carlos Lourenço.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!