Lagoa do Taquaral ficou verde e com mau cheiro durante falta de chuvas em agosto.
Arquivo pessoal
Lagoa do Taquaral ficou verde e com mau cheiro durante falta de chuvas em agosto.


Levantamento do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, apontou que o mês de agosto registrou metade da chuva esperada para o mês em Campinas . No total, foram 15,5 milímetros de chuva em apenas dois dias. A média histórica é de 31,4 milímetros, de acordo com o Centro.

Além disso, o mês de agosto deste ano teve o menor volume de chuvas desde 2019, quando o registro foi de 5,3 milímetros. No acumulado do ano, foram 622,6 milímetros, de acordo com os dados do Cepagri.

No dia 16 de agosto, Campinas registrou uma chuva isolada, sendo a primeira do mês de agosto. Ela ocorreu durante um longo período de estiagem, com alertas da Defesa Civil de baixa umidade relativa do ar, incluindo o de estado de emergência, praticamente diários.

Esse estado, o mais crítico de todos, é considerado como similar ao de clima desértico. Isso ocorreu no dia 25 de agosto, quando a umidade relativa do ar atingiu 11,8%.


Antes desse período, Campinas teve uma onda de frio intensa no final de julho e começo de agosto. No dia 30 de julho, a cidade registrou a temperatura de 3,5°C às 4h50. Além de superar a temperatura mais baixa do ano, a cidade registrou ainda a medição mais baixa desde 2000.

CALORÃO

Campinas também registrou a maior temperatura do ano, com 34,1° no dia 27. Após a onda de calor, a cidade teve uma mudança na temperatura, que manteve as temperaturas mais amenas até hoje.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!