Ação contra febre maculosa em Campinas (Foto: Divulgação/PMC) 

Após a confirmação da 3ª morte por febre maculosa em Campinas, a secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta-feira (3) e ontem (2), ações educativas sobre a febre maculosa no Parque Linear José Mingone, no Jardim Capivari, região Sudoeste da cidade.

Durante os eventos, pessoas que estavam no parque foram abordadas por profissionais de saúde para receber orientações sobre a doença, como cuidados e sintomas.

Nesta semana, Campinas confirmou a terceira morte por febre maculosa na cidade. A vítima foi um homem de 21 anos, que morreu em agosto. O provável local de infecção foi o bairro Boa Esperança.

Em julho, um homem de 58 anos e um adolescente de 13 morreram em razão da doença. Os locais prováveis de infecção foram o Distrito de Sousas e o bairro Vista Alegre, respectivamente.

SINTOMAS

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato conhecido como estrela.

Caso a pessoa passe por áreas de vegetação e de mato, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.



Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com covid-19, dengue e outras doenças

SEM VACINA

Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente. É tratada com antibióticos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!