Campinas bateu recorde de temperatura nesta quarta-feira.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas bateu recorde de temperatura nesta quarta-feira.


Campinas registrou nesta quarta-feira (8) a temperatura mais alta de 2021, superando o recorde de calor no ano. A temperatura chegou a  34,6°c entre 13h20 e 13h30.  

A medição foi feita pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. A máxima pode subir ainda mais hoje.

Antes de hoje, a temperatura mais alta do ano tinha sido registrada no dia 25 de agosto, com 34,1ºC . Como as temperaturas podem subir até as 15h, há chances que a máxima supere os 35ºC, previstos pelo Cepagri.

PREVISÃO NÃO ERROU

A previsão do tempo já indicava que a quarta-feira teria temperaturas em elevação, superando o recorde de calor. No entanto, com o aumento na nebulosidade desde a noite de ontem, os meteorologistas tiveram dúvidas se a máxima chegasse a ser a maior do ano.

"Tivemos uma nebulosidade que se formou ao longo da noite e inibiu um pouco a subida nas temperaturas, mas a nebulosidade já está se dispersando, fazendo com que a temperatura suba bastante", explicou Bruno Bainy, meteorologista do Centro.

MUDANÇA NO TEMPO

Depois do calor intenso, Campinas tem um aumento de nebulosidade variável e possibilidade de chuva já a partir desta quinta-feira (9).

Segundo Bruno, a mudança no tempo vai de encontro a uma frente fria associada ao sistema de baixa pressão que vem no Sul do país, e ainda deve atingir todo o estado de São Paulo.

"Temos um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que avança com frente fria e deve chegar ao estado de São Paulo até o fim do dia de hoje. Ao longo de amanhã, essas áreas de chuva avançam para as demais regiões do estado, inclusive em Campinas. A partir da tarde esperamos o tempo fechando mais, com chuvas a partir da tarde, noite", explicou.

No entanto, apesar da chegada da frente fria, não haverá uma queda significativa na temperatura.

"Não vamos ter queda de temperatura associada a entrada dessa massa de ar frio, o que teremos são condições de nebulosidade e chuvas que impedirão que as temperaturas subam entre sexta e sábado" disse Bainy.


FIM DE SEMANA

Ainda de acordo com o Cepagri, o sábado deve ser de céu com muitas nuvens e chuvas recorrentes, com temperaturas mais amenas. Como não há indicativos da entrada de ar polar na região, já no domingo, conforme a nebulosidade se afasta, as temperaturas voltam a subir, devendo ficar acima dos 32ºC.

"No domingo, essa nebulosidade deve ir embora e as temperaturas voltam a subir bastante. Isso porque essa frente fria vai passar mais pelo sul do estado, e não vamos ter essa queda de temperatura associada a entrada de massa de ar frio. O que vamos ter são condições de nebulosidade e chuvas que impedem que as temperaturas subam", finalizou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!