Estudantes de 14 estados conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 13ª ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A cerimônia de premiação foi realizada neste domingo (12) com transmissão pelo canal no Youtube.
Este é o segundo ano em que o anúncio dos medalhistas é realizado de forma online devido à pandemia. Em Campinas, duas equipes levaram medalhas.
REGIÕES
A região Nordeste foi a que mais somou equipes medalhistas: um total de 57.
Pernambuco é o estado com maior número de equipes com medalhas: 17 no total.
Na sequência estão São Paulo, com 15 equipes;
Bahia, com 14; Ceará, com 13; Rio Grande do Norte, com 12; e Paraná, com 5 grupos. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro somaram 4 equipes medalhistas cada um. Já Alagoas, Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Sergipe tiveram uma equipe medalhista cada.
No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A final contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados. Eles participaram de seis fases online da competição, além da final onde realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual.
2021
Em 2021, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início em maio com a realização de seis fases online em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.
VERSÃO ABERTA
As inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), uma versão da competição aberta ao público e que prevê diferentes modalidades de participação, seguem até 24 de setembro. Veja como se inscrever
aqui.
Para participar, os interessados devem escolher uma das quatro modalidades disponíveis, sendo possível participar de forma individual e em equipes com família e amigos, sem vínculo com instituições de ensino, ou em grupos com professores e colegas de classe. Saiba mais aqui