Campinas bateu recorde de temperatura nesta segunda-feira.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas bateu recorde de temperatura nesta segunda-feira.


Campinas bateu um novo recorde de temperatura nesta segunda-feira (13). Após o calorão da semana passada quando foi registrado 34,6°C, a cidade atingiu hoje uma nova marca de calor em pleno Inverno: 36,1°C - a mais alta do ano.

A medição foi feita pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, que registrou a temperatura por volta das 13h40.

Na coleta feita a cada 10 minutos, a marca média ficou em 35,7°C. A previsão para hoje era de bastante calor com a máxima de 35°C e mínima de 20ºC. Além disso, o calor deve persistir até quarta-feira (15) (leia mais abaixo).

UMIDADE BAIXA

Além do calor, Campinas registrou 19,7% de URA (umidade relativa do ar) e entrou em estado de alerta no final da manhã de hoje. O aviso foi emitido pelo Departamento de Defesa Civil do município após medição feita às 11h40 pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte.

O estado de alerta é anunciado quando a umidade relativa do ar fica entre 12% e 20% e exige uma série de medidas e cuidados por parte das autoridades e da população. Entre elas:

- Aumento da hidratação corporal e atenção especial com idosos e crianças

- Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h

- Não participar de aglomerações em ambientes fechados

- Uso de soro fisiológico para olhos e narinas

VAI CONTINUAR QUENTE

O calor deve persistir pelo menos até a terça-feira, quando haverá uma nebulosidade variável em Campinas, segundo o Cepagri .

"Amanhã ainda deve ser de calor intenso, mas não deve ocorrer uma temperatura mais elevada do que hoje, pois devemos ter um pouco mais de nebulosidade" afirmou Bruno Bainy, meteorologista do Centro.


Ainda segundo o Centro, a tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado devido à aproximação de uma frente fria que traz chances de chuva e não descarta a ocorrência de temporais na região. Os ventos devem ficar mais intenso no entardecer, com velocidades médias em torno de 30km/h a 35km/h.

Na quinta-feira as temperaturas devem ficar mais amenas, com céu parcialmente nublado e máximas em torno de 26ºC.

Você viu?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!