Fila para receber a vacina contra Covid em Campinas.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Fila para receber a vacina contra Covid em Campinas.


A secretaria de Saúde de Campinas divulgou na manhã dessa segunda-feira (13) o número de pessoas que se recusaram a tomar vacina contra a covid-19 por causa da marca do imunizante na cidade . Ao todo, foram 483 pessoas. Todas foram colocadas no final da fila da imunização - ou seja, só receberão a vacina após toda população de Campinas acima de 18 anos for imunizada.

A medida mais rígida vale para aqueles que recusam a vacina de determinado fabricante no momento da imunização. A regra está em vigor na cidade desde o dia 9 de julho. 

Ainda segundo o levantamento da Saúde, também foram penalizados 5,8 mil moradores que faltaram no dia agendado para a vacinação (leia mais abaixo). 

Segundo o último levantamento da pasta, 1,4 milhão de pessoas foram vacinadas em Campinas: 853 mil em primeira dose e 517 mil em segunda dose.

PUNIÇÃO PARA SOMMELIER DE VACINA

A regra de punição por escolha da vacina foi determinada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos). Segundo a Administração, a medida foi inserida na cidade após a secretaria registrar recusa por parte de moradores que tentavam escolher a vacina a ser aplicada. 

De acordo com o decreto municipal, quem recusar a imunização na tentativa de escolher o fabricante irá para o final da fila, tendo "perda do direito à ordem cronológica de vacinação e sua realocação na fila de imunização será somente após concluída a vacinação de todo o público adulto da vacina".

Você viu?

Em Campinas, mesmo com o agendamento do público adulto aberto há semanas, nem todos conseguiram se vacinar.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Saúde, 44,9% dos moradores com idade entre 18 e 24 anos ainda não tinham recebido nenhuma dose da vacina contra a covid-19 na cidade. Na faixa dos 25 a 29 anos são 36,4%. 

OUTRAS PENALIDADES

Também sofre penalização em Campinas aquele que agendar a vacina e não comparecer no dia da imunização. Segundo a Prefeitura, 5.878 pessoas já faltaram em agendamentos neste período, e 426 deram justificativas. 


Aquele que "der bolo" fica suspenso por 30 dias, sem conseguir fazer novo agendamento. Caso o morador não concorde com a punição, poderá entrar com um pedido de revisão no Protocolo Geral da Prefeitura. 

São orientados a fazerem o cancelamento do agendamento pessoas que sentirem sintomas de gripe no dia ou dias antes da vacina marcada. Nesses casos, entenda o que fazer aqui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!