A secretaria de Saúde de Campinas
divulgou na manhã dessa segunda-feira (13) o número de pessoas que se recusaram a tomar vacina contra a covid-19 por causa da marca do imunizante na cidade
. Ao todo, foram 483 pessoas. Todas foram colocadas no final da fila da imunização - ou seja, só receberão a vacina após toda população de Campinas acima de 18 anos for imunizada.
A medida mais rígida vale para aqueles que recusam a vacina de determinado fabricante no momento da imunização. A regra está em vigor na cidade desde o dia 9 de julho.
Ainda segundo o levantamento da Saúde, também foram penalizados 5,8 mil moradores que faltaram no dia agendado para a vacinação (leia mais abaixo).
Segundo o último levantamento da pasta, 1,4 milhão de pessoas foram vacinadas em Campinas: 853 mil em primeira dose e 517 mil em segunda dose.
PUNIÇÃO PARA SOMMELIER DE VACINA
A regra de punição por escolha da vacina foi determinada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos). Segundo a Administração, a medida foi inserida na cidade após a secretaria registrar recusa por parte de moradores que tentavam escolher a vacina a ser aplicada.
De acordo com o decreto municipal, quem recusar a imunização na tentativa de escolher o fabricante irá para o final da fila, tendo "perda do direito à ordem cronológica de vacinação e sua realocação na fila de imunização será somente após concluída a vacinação de todo o público adulto da vacina".
Você viu?
Em Campinas, mesmo com o agendamento do público adulto aberto há semanas, nem todos conseguiram se vacinar.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Saúde, 44,9% dos moradores com idade entre 18 e 24 anos ainda não tinham recebido nenhuma dose da vacina contra a covid-19 na cidade. Na faixa dos 25 a 29 anos são 36,4%.
OUTRAS PENALIDADES
Também sofre penalização em Campinas aquele que agendar a vacina e não comparecer no dia da imunização. Segundo a Prefeitura, 5.878 pessoas já faltaram em agendamentos neste período, e 426 deram justificativas.
Aquele que "der bolo" fica suspenso por 30 dias, sem conseguir fazer novo agendamento. Caso o morador não concorde com a punição, poderá entrar com um pedido de revisão no Protocolo Geral da Prefeitura.
São orientados a fazerem o cancelamento do agendamento pessoas que sentirem sintomas de gripe no dia ou dias antes da vacina marcada. Nesses casos, entenda o que fazer aqui.