A espera pela aplicação da 3ª dose da vacina contra covid-19 causou aglomeração no CS (Centro de Saúde) Cônego Milton Santana na tarde desta terça-feira (21), no bairro Taquaral, em Campinas.
Imagens feitas por moradores e familiares que acompanhavam os pacientes com mais de 80 anos mostram que a fila pelo imunizante de reforço se estendeu até a parte externa e a calçada da unidade.
Enquanto algumas pessoas conseguiram sentar em bancos instalados no CS, outras precisaram aguardar de pé e sem abrigo do sol. A situação causou reclamações sobre a falta de organização
O QUE DIZ A PREFEITURA
A secretaria municipal de Saúde alegou em nota que muitas pessoas agendadas para receber a vacina contra a covid-19 no CS Taquaral "chegaram ao local com bastante antecedência, o que provocou o movimento em excesso antes mesmo do início da vacinação, às 13h".
Por conta dessa situação, ainda segundo a pasta, "mais uma equipe foi disponibilizada para agilizar o atendimento" e a situação "foi normalizada por volta das 15h30".
O texto também afirma que "a aplicação das doses é feita por meio de agendamento para evitar filas". Por fim, explica que "a recomendação é que as pessoas cheguem com, no máximo, 10 minutos de antecedência".
A secretaria também justificou que não há falta de pessoal, ou de doses no CS Cônego Milton Santana.
AGENDAMENTO ABERTO
A secretaria de Saúde de Campinas abriu nesta segunda (20) o agendamento para dose adicional da vacina contra a covid-19
para pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos ou mais, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias.
Pessoas a partir de 80 anos que tenham completado a imunização há pelo menos seis meses também podem realizar o agendamento, que continua disponível no
site da campanha na cidade
.