Mais de 53 metros cúbicos de madeiras foram apreendidas pela Policia Ambiental.
Divulgação
Mais de 53 metros cúbicos de madeiras foram apreendidas pela Policia Ambiental.


Uma operação da Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de 53 mil metros cúbicos de madeiras ilegais e aplicou R$ 59 mil em multas. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a operação aconteceu nas cidades de Campinas, Americana e Atibaia.

A ação visitou pátios madeireiros, verificando o transporte, armazenamento e comércio de madeira nativa.

Segundo a Polícia Ambiental, em dois dias de operação, na última terça (21) e quarta-feira (22), foram vistoriados diversos pontos de vendas, transporte e armazenagem de madeiras, sendo que em três deles, na cidade de Campinas, foram encontradas irregularidades. 

De acordo com a corporação, a fiscalização é realizada com a comparação do madeiramento armazenado ou transportado com o DOF (Documento de Origem Florestal) emitido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Caso haja irregularidades, os responsáveis são sujeitos a sanções administrativas, que variam em advertência, multas, bloqueio do pátio madeireiro e até apreensão dos produtos.

A ação faz parte da Operação Floresta Amiga II, deflagrada em todo o estado de São Paulo, que visa fiscalizar o transporte, o armazenamento e o comércio de madeira nativa no estado.


Além disso, segundo o órgão, o objetivo é conscientizar o cidadão para o consumo responsável e a preservação das florestas, em especial a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Ao todo, participaram da ação 17 policiais e 2 agentes do Procon-SP na RMC.

APREENSÃO

Madeiras apreendidas: 53,276 metros cúbicos
Valor das multas : R$ 59.200,65

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!