Uma operação da Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de 53 mil metros cúbicos de madeiras ilegais e aplicou R$ 59 mil em multas.
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a operação aconteceu nas cidades de Campinas, Americana e Atibaia.
A ação visitou pátios madeireiros, verificando o transporte, armazenamento e comércio de madeira nativa.
Segundo a Polícia Ambiental, em dois dias de operação, na última terça (21) e quarta-feira (22), foram vistoriados diversos pontos de vendas, transporte e armazenagem de madeiras, sendo que em três deles, na cidade de Campinas, foram encontradas irregularidades.
De acordo com a corporação, a fiscalização é realizada com a comparação do madeiramento armazenado ou transportado com o DOF (Documento de Origem Florestal) emitido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Caso haja irregularidades, os responsáveis são sujeitos a sanções administrativas, que variam em advertência, multas, bloqueio do pátio madeireiro e até apreensão dos produtos.
A ação faz parte da Operação Floresta Amiga II, deflagrada em todo o estado de São Paulo,
que visa fiscalizar o transporte, o armazenamento e o comércio de madeira nativa no estado.
Além disso, segundo o órgão, o objetivo é conscientizar o cidadão para o consumo responsável e a preservação das florestas, em especial a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Ao todo, participaram da ação 17 policiais e 2 agentes do Procon-SP na RMC.
APREENSÃO
Madeiras apreendidas:
53,276 metros cúbicos
Valor das multas
: R$ 59.200,65