Operação da PF foi deflagrada em Campinas.
Divulgação/Polícia Federal
Operação da PF foi deflagrada em Campinas.


A Polícia Federal de Campinas deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) uma operação contra uma quadrilha que praticava crimes contra o sistema financeiro nacional. 

Segundo a PF, os desvios eram praticados em operações de câmbio ilegais e evasão de divisas. Ao todo, foram detectadas movimentações atípicas nas diversas regiões dos pais. 

Em uma das empresas investigadas, o montante transacionado superou R$ 30 milhões em seis meses , apesar do capital social ser de R$ 20 mil e o endereço da sede corresponder a um imóvel residencial. 

São cumpridos hoje cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, sendo três em Campinas, um em Indaiatuba e um na capital.

De acordo com a corporação, os alvos são o operador do sistema e pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas operações.

A INVESTIGAÇÃO

Segundo a PF, as investigações começaram através de informações obtidas após cumprimento de mandados judiciais, pela Polícia Federal, em 2019. Através de análises, foram constatadas operações de crédito e débito, bem como de câmbio, efetivadas por pessoas físicas e jurídicas não autorizadas, para os continentes asiático e norte-americano.  

As operações envolviam movimentação de moeda no estrangeiro por meio do processo conhecido como dólar-cabo, além de câmbio de moeda em território nacional, uso de empresas de fachada, operações de importações fictícias e direcionamento de capital para empresa que atua com criptomoedas. 


A operação foi denominada Dollaro Bucato. Segundo a PF, o nome faz alusão à atividade ilegal de câmbio com a moeda norte-americana, significando em italiano dólar de lavanderia. 

As penas previstas para os crimes investigados (operação de câmbio ilegal e evasão de divisas) somadas podem chegar a dez anos de prisão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!